Marketing digital em redes sociais, como usar?

Por Thiago Formiga Jr 21/03/2016 - 20:41 hs

Desde de 2015 o país entrou em uma crise financeira que veem se arrastando até os dias atuais, essa crise afetou diretamente todos os mercados brasileiros com pequenas exceções. Isto faz com que o empresário se arme para contra-atacar seus concorrentes, e assim manter e tentar aumentar a sua fatia no mercado, e para isso a melhor maneira é divulgar seu produto ou serviço em um canal de comunicação mais acessível e mais em conta, assim fez com que nós fossemos atacados diariamente por diversas formas do marketing digital nessa guerra virtual.

A internet é uma ferramenta que já está na vida de todos, e se torna cada vez mais ágil e competitiva, então quando é a hora de utiliza-lá a nosso favor? Como utilizar essa “ajuda” sem ser abusiva, mais eficaz e eficiente. E como atingir ao público certo, com a mensagem certa? Esta são muitas das interrogações que o empresário vivencia a cada dia, por que se seu concorrente utiliza e além do mais de forma eficaz, ele já saiu na frente. 

É imprescindível  ou deveria ser, que as empresas obrigatoriamente estivessem no mundo virtual. A velocidade das informações estão cada vez mais precisas e certeiras, fazendo com que a nova mentalidade do empresário mude quase que todo dia, em busca da forma correta e pioneiro no e-commerce. Ai surge a grande pergunta: Como é quando devemos utilizar definitivamente essa estratégia de Marketing? 

Se pararmos para analisar, as redes sociais são verdadeiros canais de comunicação, o que faz com que, mesmo sem perceber, nos tornamos comunicólogos e sem saber fazemos nosso marketing de relacionamento por meio delas. Um modo barato e fácil de interagir entre pessoas de todas as partes do mundo. Por outro lado as empresas perceberam que as redes sociais são ferramentas indispensáveis de divulgação de seus produtos e serviços, e principalmente sem muitos custos. Fica bem claro que todos os dias milhares de pessoas utilizam-se delas para se fixar na sociedade moderna, e, desta forma, garantir sua expressividade no meio onde “vive”. Pegando esse gancho, que os departamentos de marketing das empresas usam de seus artifícios, em especial o tecnológico, para atingir seu público. 

Para melhor entendimento, vamos lista 10 passos para a realização de uma boa estratégia de Marketing digital, por meio das mídias sociais, a ser executada por empreendedores e profissionais liberais. Confira abaixo:  

 

  1. Como em qualquer mercado, sempre é bom utilizar de uma boa pesquisa mercadológica para saber quem é seu público-alvo, qual os seus anseios, desejos e necessidades.  

  1. Depois de todos os levantamento possíveis, verificar qual a linguagem mais adequada a seus produto/serviço, irá utilizar para seu público; 

  1. Usar os locais adequados (fan page, redes sociais, sites de busca) que melhor fixem seu produto/serviço na cabeça de seu público-alvo; 

  1. A mensagem tem de ser bem dirigida, clara e objetiva, não sendo longa, visto que o tempo de leitura é rápido e o meios tecnológicos (equipamentos) que está sendo visto; 

  1. A atualização das informações deve ser diárias e o acompanhamento da concorrência é imprescindível, já que ele também vai ter acesso a suas estratégias de marketing; 

  1. A segmentação, campanhas de marketing digital também possuem custo menor se comparadas com outras mídias; 

  1. Direcionamento de campanhas a clientes atuais e futuros clientes; 

  1. Reformule as ações propostas em novos formatos, não deixando a informação (promoção) envelhecer; 

  1. Fique atento para as tecnologias de informação e comunicação que colaboram para o melhor funcionamento das midias sociais (redes sociais), tais como aplicativos. Estes, todos os dias, passam por reconfigurações e por novos concorrentes neste mercado competitivo e moderno.  

  1. Criatividade.  

Por fim, nunca subestime a capacidade percepção do seu público. Continue inovando. 

Segundo o publicitário Bruno Lessa:Use-as, mas não abuse! O principal é manter um bom relacionamento com o seu público, oferecendo informação que seja útil para ele e não somente divulgar produtos e serviços da sua empresa. Tenha uma linha editorial definida, crie posts com regularidade e fique assim sempre em evidência para o potencial cliente. Pesquisas apontam que pessoas que “curtem” ou “seguem” marcas nas redes sociais tendem a consumir delas muito mais do que de marcas que não acompanham.”