Disputa de políticos por atenção nas redes sociais é benéfico á população

Por Juan Pantoja 29/03/2017 - 00:44 hs
Disputa de políticos por atenção nas redes sociais é benéfico á população
Imagem Ilustrativa
Atualmente, as redes sociais estão sendo principal ferramenta na divulgação das ações de um político em seu mandato. Afinal, quem não acompanha os 'ao vivos' do prefeito Hildon Chaves em alguma rua esburacada na cidade, ou as imagens de humor que se transformam em informativo de leis na página da Assembléia Legislativa. Ou seja, estamos em um mundo totalmente digital, onde os profissionais de diferentes áreas, empresários e políticos precisam se atualizar para se consolidar no mercado.

Os tradicionais veículos de comunicação de massa, que figuraram como grandes influenciadores da opinião pública até tempos atras, estão perdendo espaço para a internet devido, principalmente, à autonomia e interatividade do público perante a emissão e disseminação de informações.

O uso das ferramentas atuais de comunicação, como dispositivos móveis e redes sociais, tem reconfigurado o papel do cidadão e a forma de interação dos parlamentares com os eleitores, os obrigando a se adequar no meio para se destacar perante os demais. Em Rondônia, já existem muitos parlamentares que fazem uso desses meios e, com isso, nós, a população, podemos saber o que acontece
em primeira mão, o que será e o que já foi aprovado em nosso estado e município.

Esses meios são de fácil acesso e extremamente importante para divulgar trabalhos, ações e, claro, chamar a atenção.

Até a legislatura passada, da Câmara Municipal, a população não tinha muito acesso as informações do que estava se passando pela casa de leis municipal.

Atualmente, com a nova legislatura, podemos ver a força das redes sociais como forma de interação do parlamentar com a população.

O dia-a-dia na rua e no mandato, ao vivos pra lá e pra cá, imagens diárias de parabéns a datas comemorativas, os pêsames a prefeito falecido no interior e imagens de humor. Os vereadores tradicionais - me refiro aos que estão lá há mais de duas legislaturas - estão se assustando com essa modernidade utilizada pelos novos e jovens vereadores.

Porque não é fácil para os antigos quando se chega parlamentares como um Maurício Carvalho com uma plataforma que mapeia os buracos da cidade, o Aleks Palitot com uma interação total diária com a população e o Júnior
Cavalcante conversando ao vivo com a comunidade.

Com isso, os vereadores tradicionais estão tentando aderir a esse novo meio de comunicação. já viram que o vereador Jair Montes criou uma interação diária através de vídeos no Facebook? Isso é ótimo. E o vereador Palitot que faz dos vídeos seu principal meio de comunicação com seus seguidores.


Essa disputa de mais curtidas, mais seguidores, mais holofotes e por mais atenção tem se tornado visivelmente frequente. Isso é bom? É ÓTIMO! Com isso, a população é quem ganha com a informação vinda de maneira fácil.

A força da internet está cada vez mais evidente, e já podemos ter uma certeza: Em 2018, a internet vai ganhar uma eleição. Então, que vença o melhor... ou pode ser... que vença o mais conectado!