Por que a Venezuela não é Democrática?

Em resposta a “2 razões em que a Venezuela se mostra mais democrática que o Brasil”. Um artigo que, em três tópicos, visa dialogar, interagir e fomentar uma reflexão sobre até onde se vão os limites do que é chamado de democracia social.

Por Alife Campos 14/08/2017 - 00:54 hs
Por que a Venezuela não é Democrática?
Venezuela: a HRW considera necessário que países-membros da OEA mantenha uma "supervisão estreita".

Primeiro, Nícolas Maduro convocou uma constituinte que foi redigida por 500 políticos eleitos por voto popular nos conselhos comunais, o que até então se parece muito justo e democrático, entretanto, há uma cláusula que diz que “somente organizações submetidas ao estado terão o direito de eleger seus representantes”, ou seja, o partido da união socialista da Venezuela, que é o partido do governo, que se tornou o único após extinguir todos os outros partidos de oposição. Portanto, o que se vê é um governo que quer enfiar uma nova constituição goela abaixo para permanecer no poder, tentando maquiar as aparências frente à política externa, a fim promover uma agenda Chavista, que é a revolução Bolivariana. Mesmo com tudo isso, vale lembrar que a empresa contratada para administrar o processo eleitoral eletrônico denunciou a manipulação indiscriminada dos votos.

Segundo, se houvesse vontade popular para a nova constituinte, por que tantos cidadãos venezuelanos, pacíficos, diga-se de passagem, estariam saindo às ruas num manifesto contra o novo regime? Explique por que 947 mil venezuelanos vieram ao Brasil em 2016, porque só até abril desse ano haviam registros da entrada de mais 575 mil, por que que ainda há 108.560 pedidos de refúgio em aberto no Brasil? Por que que um governo tão bom, que visa o bem coletivo, estaria a ordenar que tanques de guerra atropelassem manifestantes?  Por que que cidadãos estão sendo reprimidos simplesmente por serem contra o regime? 

A seguir, a descrição sobre o que aconteceu no dia 2 de maio nas eleições para a nova constituinte: “La violencia en Venezuela empieza a extenderse a todo el país tras un mes de manifestaciones en las que los ciudadanos han sido brutalmente reprimidos por el régimen de Nicolás Maduro. Este martes, 2 de mayo,  a menos de 24 horas de que Maduro convocara a un proceso Constituyente con el que prevé instaurar una dictadura al estilo cubano. La medida de protesta pacífica fue atacada por militares y la policía del régimen, que en algunas zonas del país reprimieron a los ciudadanos hasta en sus casas y abrieron paso a grupos de civiles armados que arremetieron y robaron carros y apartamentos.” Logo depois dessa descrição há registros das atrocidades que aconteceram no país, classificados em ordem de hora, além de um amontoado de twittes que foram publicados antes da vigência do novo ordenamento jurídico que dentre outras atitudes cortaram o acesso a internet, proibiu-se a realização de cultos e liturgias de caráter religioso, estatalizaram os empreendimentos privados, se apropriaram das fazendas e de suas respectivas produções, tiraram as residências e propriedades gerais dos que possuíam mais de uma, para que fosse dado à outros que não tinham... Isso de alguma maneira parece justo? Por que sob a conversa de “Menos armas, menos violência e menos mortes” o governo Venezuelano desarmou a população? O que parece é que de fato esse governo conspirou e planificou um ataque contra o povo, contra seus próprios conterrâneos, maleficamente deixando-os desarmados para que não tivessem nada além de suas próprias vidas para lutar nas ruas.

Terceiro, se o novo governo estivesse sendo democrático e não estivesse causando uma crise humanitária, se não estivesse ferindo os princípios universais dos direitos do homem e do cidadão, porque estaria a Venezuela recebendo sanções dos Estados Unidos? Seria apenas birra? Porque a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, cujo o governo é esquerdista foi o primeiro a dar iniciativa em uma reunião realizada em São Paulo, onde decidiram suspender indefinitivamente, a Venezuela, de todos os seus direitos e obrigações inerentes a sua condição de estado membro do Mercosul, frente ao que foi considerado “ruptura da ordem democrática” como forma de primeira sanção multilateral na história da America Latina??? Lembrando que sanção é de fato uma forma de punição explícita por parte de um governo correlação a medidas tomadas por outro.

Dessa forma, não é preciso, nem se faz necessário muita inteligência para assimilar a inconstitucionalidade no que diz respeito às repetidas ações que vêm sendo tomadas pelo governo Venezuelano. De maneira mais simples e sintetizada, o que foi dito é que matar alguém porque diverge do que você acredita não é certo. Querer impor e hegemonizar alguma ideologia ou cultura numa sociedade, por mais que você ache que é o melhor, não é correto. A coisa mais preciosa que existe para um ser humano é a liberdade, e por ela meu caro, sim, vale a pena lutar e morrer, caso necessário for.

 

 

Aviso: Sintam-se completamente livres para expressar suas opiniões, seus argumentos, etc. Mas não esqueçam das referências.

 

 

 

REFERÊNCIAS

http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lasa97/kornblith.pdf  

https://es.panampost.com/orlando-avendano/2017/05/02/ee-uu-maduro-reglas-poder/

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/05/1888562-pedidos-de-refugio-de-venezuelanos-no-brasil-saltam-em-quatro-meses.shtml

http://blogdolinhares.com.br/2017/08/04/milhoes-de-venezuelanos-lutam-contra-implantacao-do-comunismo-no-pais/

http://www.diariolasamericas.com/america-latina/informe-otalvora-se-multiplican-las-sanciones-contra-el-gobierno-maduro-n4129211

http://www.semana.com/mundo/articulo/venezuela-hacia-una-dictadura-comunista/535375

https://www.criticanacional.com.br/2017/08/06/revolta-militar-contra-a-ditadura-comunista-na-venezuela/

https://es.panampost.com/panam-staff/2017/05/02/blog-en-vivo-crece-violencia-en-venezuela-con-represion-ataques-paramilitares-contra-opositores/

http://exame.abril.com.br/mundo/organizacao-pede-pressao-contra-crise-humanitaria-na-venezuela/

https://www.facebook.com/mehospedei/videos/1913576045635400/?hc_ref=ART_nn40tqCYzJPG-W9fPp_YUF8uBJTAlKp8yyAbJao_HkQW11ulJ7diwAKFYPDfdO4

https://www.youtube.com/watch?v=yfId36dpSi4