O Brasil pode mudar? - Uirá Fróes

Por Uirá Froes 19/05/2017 - 13:39 hs
Foto: G1 - Globo.com
O Brasil pode mudar? - Uirá Fróes
Policial e índio apontam armas, um contra o outro, durante protesto por demarcação de terras
Pior do que a crise econômica em que o país vem tentando se levantar, hoje, lutamos também contra a crise moral e ética. Centenas de nossos representantes, estão querendo explicar o inexplicável, como se fossemos ovelhas indo ao matadouro. Será que somos? Todos os dias há revelações bombásticas, das diversas operações espalhadas pelo país, as quais ferem todos os lados, direita, esquerda, centro, mas mesmo assim, nós tentamos camuflar a verdade, para iludir nossa razão.
Quando pensamos que já vimos de tudo, aí é que não vimos nada. Como conseguimos nos especializar nesse antro de corrupção instalado nos três poderes? Não podemos analisar muito, quanto mais o tempo passa, mas somos subtraídos.
A participação política, a cada dia que passa, vem se tornando exclusivas de pessoas que encontraram na própria política, um jeito de se dar bem a todo custo. Mesmo que para isso, a vergonha não seja mais algo significativo na vida de alguém.

Qual o motivo de levantarmos as bandeiras de pessoas que não tem desejo de nos representar, se não fosse o medo de fugir das condenações penais? Brasília tem ficado de pé, mas não sabemos até quando.

Com as delações diárias de cada dia, mais e mais pessoas surgem nas listas de visitas da Policia Federal, nos apartamentos e vidas luxuosas bancadas com o dinheiro público. O Estado fornece isso, não é ilegal. Imoral, sim. Ilegal? Nunca.

Quais são as medidas que iremos tomar, se não uma reflexão dos nossos atos, afim de que nos tornemos agentes de mudança de um cenário obscuro, em que, nem os diretores de séries de canais por assinatura, imaginariam que iríamos construir?

O Brasil pode mudar, mas não com as mesmas opções. É hora de parar de lutar pela emoção, e deixar a razão mover nossos atos. O país só muda, se nós mudarmos.

Que Deus proteja essa nação!