Coreia do Norte dispara novo míssil que sobrevoa o norte do Japão

O ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, explicou que o míssil caiu a cerca de 2 mil quilômetros da clidade de Erimo

15/09/2017 - 11:36 hs

A Coreia do Norte lançou na manhã desta sexta-feira (horário local) um novo míssil nos arredores de Pyongyang que teria sobrevoado o norte do território do Japão, informaram autoridades japonesas e também da Coreia do Sul, que ainda não identificaram o tipo do projétil.

"A Coreia do Norte lançou um míssil não identificado no leste de Pyongyang nesta manhã", disse o Estado Maior Conjunto de Seul (JCS), que explicou que o projétil poderia ter alcançado uma altitude de 770 quilômetros e percorrido uma distância de 3.700 quilômetros.

Lançado por volta das 7h (horário de Tóquio; 19h de quinta-feira em Brasília), sobrevoou a ilha de Hokkaido e caiu em águas do oceano Pacífico, de acordo com o sistema de alerta do governo japonês.

O ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, explicou que o míssil caiu a cerca de 2 mil quilômetros da clidade de Erimo, no leste de Hokkaido, sem que tenha sido detectado choques com barcos ou aviões na região.

O escritório presidencial sul-coreano convocou de imediato uma reunião do Conselho Nacional de Segurança, e as tropas do país fizeram um teste com um míssil balístico no Mar do Japão (chamado de Mar do Leste na peninsula coreana) em resposta ao lançamento.

Este foi o primeiro lançamento de um míssil pela Coreia do Norte desde o final de agosto - quando outro projétil também sobrevoou o norte do Japão - e o primeiro teste armamentístico desde que o regime de Kim Jong-un executou seu sexto e até agora mais forte teste nuclear, no último dia 3.


Fonte:EFE