Locomotiva restaurada fará parte do Memorial Rondônia no Novo Espaço Alternativo

Réplica em tamanho reduzido de parte da muralha do Real Forte Príncipe da Beira

13/12/2017 - 21:45 hs

O Governo de Rondônia entrega nesta quarta-feira (13), às 18h, no Novo Espaço Alternativo de Porto Velho, uma locomotiva restaurada que ficará permanente no Memorial Rondônia, um local dedicado à história do estado.

O Novo Espaço Alternativo de Porto Velho é um lugar destinado às práticas esportivas, caminhadas e lazer. “Com a revitalização, o local ganha praças, arborização, jardins, novos equipamentos e o Memorial Rondônia, um espaço para relembrar a história do estado, onde foi construída uma réplica do portal de entrada do Real Forte Príncipe da Beira e agora uma locomotiva restaurada referenciando a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, destaca o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva.

A restauração da locomotiva foi executada pelo DER, a partir de um tubo, ou seja, uma caldeira e um tender de uma locomotiva antiga, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, no ano de 1913 e atualmente pertencente ao acervo histórico tombado pelo estado de Rondônia. As peças originais foram retiradas do km 10 da estrada do Santo Antônio e do km 22 da Rodovia 364, próximo ao distrito de Abunã, com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério Público de Rondônia e da Secretaria Estadual de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude (Sejucel).

O Plano de Recuperação das peças pertencentes ao patrimônio histórico foi elaborado e executado sob a responsabilidade do engenheiro Célio Cordeiro de Assunção. No local onde a locomotiva ficará exposta foi realizado todo o trabalho de restauração usando chapas de aço galvanizadas, tubos de aço, chapas antiderrapantes para revestimento do piso e bronze para a confecção do apito.

Para fazer a restauração da locomotiva, a equipe do DER construiu no local uma linha férrea, instalou os mecanismos e aparelhos de comandos, construiu uma nova cabine e toda a parte frontal do trem. O DER fez ainda toda a parte elétrica na locomotiva, garantindo uma boa iluminação para as visitas noturnas.

O local conta com câmeras de segurança para o monitoramento das áreas do Novo Espaço Alternativo.


Fonte:Secom