Seja bem-vindo
Porto Velho,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Comissão da Covid-19 debate nesta quinta-feira o desabastecimento de oxigênio no país

O senador de Rondônia, Confúcio Moura, é o presidente da comissão


Comissão da Covid-19 debate nesta quinta-feira o desabastecimento de oxigênio no país
Publicidade

A Comissão Temporária Interna da covid-19 (CTCovid19) aprovou nesta quarta-feira (17) requerimentos dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para debater a falta de oxigênio medicinal, e a possibilidade de ampliação da capacidade de fornecimento de oxigênio para atendimento hospitalar aos sistemas de saúde estaduais, especialmente aos colapsados como: Rondônia, Acre, Ceará e Distrito Federal.

Para a audiência pública desta quinta-feira (18), às 9h, foram convidados a prestar informações representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das empresas White Martins, Indústria Brasileira de Gases, Messer Gases, Air Products Brasil, Air Liquide Brasil, Cacoal Gases Eireli e Oxiacre Gases, além do assessor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes; e do presidente do conselho diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Marcos Antônio de Marchi.

Confúcio Moura lamentou o número de mortes crescentes no país e enfatizou que ontem mais de dois mil e oitocentos brasileiros morreram em consequência do novo coronavírus. “A situação nossa é grave! A nossa Comissão tem que dar respostas rápidas – respostas rápidas!”, explicou o parlamentar, que é presidente do colegiado.

De acordo com o senador, a comissão deve dar satisfação ao Plenário toda semana, em toda sessão. “O Rodrigo Pacheco abre o espaço de cinco minutos para um de nós. Nós temos que dar satisfação. Passou a hora dessas audiências públicas improdutivas”.

A audiência pública com o novo ministro da Saúde, que estava agendada para amanhã (18), foi alterada para a próxima semana. Segundo Confúcio Moura, provavelmente, o novo ministro, Marcelo Queiroga, deve ir diretamente ao Plenário. “A reunião será dirigida pelo Presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que posteriormente vai transmitir a mim, ou a outro, a direção dessa audiência pública”, explicou.

 

Requerimentos

Durante a reunião desta quarta-feira, ainda foram aprovados os requerimentos do senador Otto Alencar (PSD-BA), que convida a comparecer a essa Comissão, a fim de prestar informações sobre a produção de vacinas para o combate ao COVID-19, a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas; e o da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que requer audiência pública para tratar da contaminação de gestantes e lactantes por COVID19. E ainda foi aprovando um requerimento extra pauta, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que requer a realização de audiência pública, com o objetivo de discutir, juntamente com o Conselho Federal de Medicina - CFM, os protocolos que estão sendo utilizados no tratamento da Covid-19 no Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.