Seja bem-vindo
Porto Velho,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mãe, servidora e líder de equipe da linha de frente contra a covid-19 supera desafios emocionais diariamente

Equipe do Núcleo de Lavanderia e Costura do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro


Mãe, servidora e líder de equipe da linha de frente contra a covid-19 supera desafios emocionais diariamente
Publicidade

Há cerca de um ano, a pandemia do coronavírus interferiu na rotina de muitos. Afazeres pessoais, como trabalhar e realizar atividades consideradas normais do dia a dia foram adaptadas ao novo normal. Por esse motivo, mães que trabalham fora tiveram que se readequar à nova realidade, buscando fortalecer acima de tudo, a saúde emocional.

Há 20 anos, Rizonete da Silva Santos, de 45 anos, mãe de quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres, presta serviços para o Estado de Rondônia como auxiliar de serviços gerais no Núcleo de Lavanderia e Costura do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Atualmente, a funcionária pública lidera uma equipe de 65 funcionários.

A função requer superar desafios emocionais diários. “Em um dia estamos comemorando a vitória dos que sobreviveram à covid-19, no outro chorando a perda de um colega de trabalho. Apesar de tudo, somos muitos felizes. Sempre peço a Deus que mantenha esse espírito de alegria e união entre nós”, diz.

A função requer superar desafios emocionais diários

Como mãe, Rizonete enfrenta outro fardo difícil, o de monitorar a saúde dos filhos. “Apesar de ter duas filhas trabalhando em home office, a minha preocupação maior era com o filho do meio que é motorista de ambulância. Porém, o filho mais velho, foi o que me surpreendeu, quando foi positivado e precisou ficar internado na semi Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Por um milagre, ele saiu vivo”.

Rizonete recorda, que durante o período de internação, precisou de muita força para manter a rotina de trabalho estável, pois ao mesmo tempo em que atendia um servidor que acabara de perder um filho para a doença, estava preocupada e intercedendo pelo próprio filho. “Enquanto eu anexava um atestado de óbito do filho de nosso servidor na folha de ponto dele, olhava para o documento e pensava no meu filho, que estava hospitalizado. Não dava para conter as lágrimas”, conta.

“Não tem sido fácil, mas a equipe nos inspira a prosseguir um dia após o outro. É uma equipe que muito me orgulho de fazer parte. Existe uma interação entre eles que só quem conhece entende. Temos muitas mães aqui, todas são maravilhosas. Os servidores emergenciais são nossa força maior de trabalho aqui na lavanderia, e nós mulheres desenvolvemos um carinho de mãe para com eles”, finaliza.

O Governo de Rondônia reconhece o empenho das mães e profissionais que atuam na linha de frente como Rizonete e agradece pelo empenho de todas as servidoras que também são genitoras. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.