Seja bem-vindo
Porto Velho,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova espécie de peixe foi descoberta em Rondônia

Em Rondônia, nova espécie de peixe-boi foi encontrada


Nova espécie de peixe foi descoberta em Rondônia
Publicidade

Eles são sobreviventes. Os peixes-bois da Amazônia, em suas três espécies até então conhecidas, vêm sendo dizimados há séculos. É um espanto que ainda não tenham sido extintos. Antes da chegada dos europeus, eram os índios que os matavam. O animal é dócil, se aproxima das pessoas sem medo. Eram presa fácil por sua enorme quantidade de carne. Depois da chegada dos europeus, a situação piorou. Mais pessoas precisavam alimentos fáceis para sobreviver na nova terra. E a matança aumentou. Cartas de José de Anchieta, do século 16, descrevem aspectos do animal sempre abatido como comida. Agora,  em Rondônia, nova espécie de peixe-boi foi encontrada. Infelizmente, os pesquisadores encontraram fósseis da nova espécie.

Sirênios, de onde nasceu o mito da sereia

Os peixes-bois, vacas-marinhas, manatins ou lamantins, constituem uma espécie de mamíferos aquáticos, os sirênios. Têm um grande corpo arredondado, são imensos, mansos, e têm uma cauda peculiar. Navegadores antigos, ao cruzarem com esse animal achavam-no tão estranho e fora dos padrões, que nasceu o mito da sereia. Daí o nome da espécie, ‘sirênios’.

Peixe-boi, nova espécie descoberta em Rondônia

O site da https://amazonia.org. explica que “Existiam, até então, três espécies de peixe-boi: Trichechus senegalensis (peixe-boi-africano), o Trichechus manatus (peixe-boi-marinho), e o Trichechus inunguis (peixe-boi-da-amazônia). No Brasil estimativas indicam que há apenas 1.000 peixes-bois. Um estudo mostrou que existem na área do litoral piauiense apenas 16 animais. Isso porque o habitat natural, especialmente o mangue,  está desaparecendo.

mapa da área onde forma encontrados nova espécie de peixe-boi
A área da descoberta. Imagem, https://amazonia.org.

Amazonia.org trouxe a notícia: “O fóssil de um mamífero marinho com mais de 45 mil anos, encontrado em áreas de garimpo de Rondônia, foi reconhecido como uma nova espécie de peixe-boi: o Trichechus hesperamazonicus.”

PUBLICIDADE

Vestígios do peixe-boi foram encontrados na década de 1990 por garimpeiros

“Os vestígios do peixe-boi foram encontrados na década de 1990 por garimpeiros que trabalhavam no distrito de Araras, nas proximidades de Nova Mamoré (RO).” A mesma fonte esclarece que “A região atualmente não comporta mais peixes-bois, por ser um ambiente de corredeiras e águas rápidas, que não é propício para a espécie. “Apesar disso, a descoberta é auspiciosa. “Apresenta mais uma peça do quebra-cabeça que pesquisadores locais tentam montar para conhecer o cenário amazônico de milhares de anos atrás.”

imagem de fósseis de peixe-boi
Os fósseis. Imagem, https://amazonia.org.

Trabalho publicado na revista acadêmica Journal of Vertebrate Paleontology

A descoberta é de tamanha importância que foi feito um estudo publicado ‘na revista acadêmica Journal of Vertebrate PaleontologyEle ‘descreve que a nova espécie de peixe-boi existia na bacia amazônica, mais precisamente no Rio Madeira, em Rondônia.’

Saiba como aconteceu.

imagem de peixe-boi
Peixe-boi se alimenta na ARIE e APA do Mamanguape.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.