Seja bem-vindo
Porto Velho,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Índice de Vulnerabilidade Municipal pode auxiliar prefeitos no combate à covid-19

Segundo o senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão, o índice de vulnerabilidade Municipal (IVM) avaliou indicadores econômicos, sociais e também as estruturas de saúde dos municípios


Índice de Vulnerabilidade Municipal pode auxiliar prefeitos no combate à covid-19
Publicidade

Os estudos que classificam os municípios em relação ao seu grau de vulnerabilidade à pandemia foram apresentados nesta segunda-feira (20), na Comissão Temporária da Covid-19, durante audiência pública, pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de apoiar os municípios no gerenciamento e enfrentamento da crise sanitária.

Segundo o senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão, o índice de vulnerabilidade Municipal (IVM) avaliou indicadores econômicos, sociais e também as estruturas de saúde dos municípios. “Com essas informações, os gestores municipais, principalmente os secretários e suas equipes técnicas, poderão orientar muitos prefeitos”, declarou.

Confúcio Moura lembrou a fala do professor Esper Kallas (FM-USP), ao citar a queda da doença no país. Para ele, é preciso entender que as vacinas existentes foram baseadas em estudos a partir do vírus da cidade de Wuhan (China), no entanto aquele vírus não está mais em circulação.

“Nós temos hoje novas variantes que não estão nas vacinas. De repente, nós podemos cair no descuido e achar que está tudo bem e daqui a pouco não estar imunizando contra as novas variantes”, alerta o senador quanto ao relaxamento às medidas de segurança.

De acordo com o parlamentar todos os municípios brasileiros estão com os números atualizados. Os dados consideram em sua composição o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP), que compara o resultado das ações de cada cidade no combate à doença.

O debate contou com a participação do gerente do Instituto Votorantim, Rafael Luis Pompeia; o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), Esper Georges Kallas e de representantes do BNDES, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.