Seja bem vindo
Porto Velho,30/09/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Ceará: bebê nasce com ‘cauda’ de 12 cm e bola na ponta

Desde a história da humanidade, foram registrados pouquíssimos casos similares


Ceará: bebê nasce com ‘cauda’ de 12 cm e bola na ponta


O caso raríssimo de um bebê brasileiro que nasceu com uma espécie de “cauda” e uma bola na ponta virou artigo em uma conceituada revista científica internacional.

Segundo o Journal of Pediatric Surgery Case Reports, o caso ocorreu em janeiro deste ano e foi relatado na edição de março. É o primeiro do tipo no Brasil. As informações são do G1.

 Caso do bebê prematura que nasceu com 'cauda' de 12 cm e bola é raro no mundo
Crédito: Reprodução/Journal of Pediatric Surgery Case Reports Caso do bebê prematura que nasceu com ‘cauda’ de 12 cm e bola é raro no mundo

A criança prematura de oito meses nasceu com a extremidade de 12 centímetros sobre a nádega esquerda. Na ponta da “cauda” tinha uma esfera composta por tecido conjuntivo e gordura com 4 cm de diâmetro.

Como não havia comprometimento neurológico, como nervos ou osso na “cauda”, os médicos do no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza (CE), optaram por fazer uma cirurgia. O procedimento foi realizado uma semana após a entrada da criança no hospital.

Bebê nasce com 'cauda' de 12 cm e bola na ponta no Ceará
Crédito: Journal of Pediatric Surgery Case Reports/Reprodução Bebê prematura nasce com ‘cauda’ de 12 cm e bola na ponta; caso ocorreu no Ceará

O bebê será acompanhado semestralmente pelos médicos no primeiro ano de recuperação e, depois, a avaliação terá que ser realizada anualmente.

De acordo com a publicação científica, o fenômeno pode estar associado a malformações embrionárias e só existem 40 casos relatados no mundo.

Ainda segundo o artigo, a mãe da criança fez oito consultas pré-natais. Durante a gestação, ela disse que não consumiu álcool ou drogas ilícitas, mas continuou fumando — cerca de 10 cigarros por dia. No entanto, não há confirmação de conexão do consumo de cigarro e o crescimento da “cauda”.

Catraca Livre 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login