Seja bem-vindo
Porto Velho,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Funcionários públicos federais fazem paralisação para cobrar reajuste

Fonacate também deve acertar os próximos passos do movimento, que pode culminar em uma greve.


Funcionários públicos federais fazem paralisação para cobrar reajuste
Publicidade

Funcionários públicos federais prometem fazer uma paralisação nesta 5ª feira (27.jan.2022) para cobrar reajuste salarial do governo de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, haverá uma assembleia virtual, com a definição dos próximos passos do movimento, que pode culminar em uma greve.

Este é o 2º dia de mobilização por reajuste salarial dos funcionários públicos federais. No último dia 18, o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) e o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) promoveram protestos na frente do Banco Central e do Ministério da Economia.

Desta vez, a paralisação não será acompanhada por protestos presenciais. O ato será virtual, das 10h às 16h30. Além de sindicalistas, o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, e o consultor legislativo de orçamento, Luiz Alberto dos Santos, participarão da plenária.

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre os aspectos orçamentários e jurídicos do reajuste salarial dos funcionários públicos. Os trabalhadores do governo pedem um reajuste de 19,99% –o equivalente ao aumento da inflação nos 3 primeiros anos do governo Bolsonaro.

O Ministério da Economia calcula que cada 1 ponto percentual de reajuste salarial custa R$ 3 bilhões por ano. No entanto, o governo reservou apenas R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2022 para dar aumento aos policiais federais.

GREVE

Para cobrar que o reajuste não se limite aos policiais federais, funcionários públicos ameaçam fazer uma greve. Segundo o Fonacate, a agenda de mobilização das próximas semanas será colocada em votação no ato virtual desta 5ª feira (27.jan). A proposta é fazer mais protestos em fevereiro e dar início à greve em março:

2 DE FEVEREIRO: paralisação e protesto na Praça dos Três Poderes;
9 DE FEVEREIRO: paralisação e protesto no Banco Central;
9 DE MARÇO: indicativo de greve.

Por Marina Barbosa
    Publicidade

    Fonte: Poder 360

    Publicidade



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.