Seja bem-vindo
Porto Velho,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confúcio Moura e Instituto Federal de Educação lançam Projeto que informatiza e conecta escolas em 22 municípios de Rondônia

Projeto de tecnologia e inovação, bandeira do mandato, será iniciado com emendas do senador no valor de R$ 22 milhões e terá investimento contínuo, até ser completamente concluído


Confúcio Moura e Instituto Federal de Educação lançam Projeto que informatiza e conecta escolas em 22 municípios de Rondônia
Publicidade

Hoje foi um dia especial para 22 municípios do estado de Rondônia. Com o auditório do Instituto Federal de Educação – IFRO-RO, campus de Ji-Paraná, completamente cheio, foi lançado o Projeto de Informatização das Escolas, uma iniciativa do senador Confúcio Moura, em parceria com o IFRO, que é parceiro na execução da ação.

O Projeto, segundo o senador “é a última ferramenta que faltava para que o estado tenha escolas conectadas entre si e o mundo”. Para dar conta de desafio tão ousado e complexo, está previsto a aquisição de equipamentos de informática e de conexão via internet e programas de softwares para modernizar a gestão escolar. “A conectividade não pára entre gestores escolares, professores e alunos. Chegará aos pais e responsáveis pelos estudantes. No fim, teremos uma grande comunidade organizada em torno da escola, para o bem da educação”, comemora Confúcio Moura.

O prefeito de Novo Horizonte, Cleito Cheregato, enfatizou a importância da educação para a sociedade e agradeceu à sua equipe e à equipe do senador Confúcio Moura pelo apoio. “Novo Horizonte era o município que ocupava a 27ª posição no IDEB do estado de Rondônia. Mas, graças ao apoio do senador Confúcio Moura e da dedicação incansável da minha equipe, hoje ocupamos a 2ª posição no IDEB. Somos referência na educação do estado. Muito obrigado”, discursou o prefeito.

Para Waldo Alves, ex-secretário estadual de educação e assessor do senador Confúcio Moura, o Projeto lançado hoje representa “um momento histórico para a educação em Rondônia. Serão escolas de 22 municípios abarcados ao mesmo tempo, com computadores, softwares, internet, para que professores, alunos e pais possam interagir entre si. É um momento novo para as escolas e alunos, que se conectam de fato com o uso da tecnologia e o compromisso do senador Confúcio Moura é dar continuidade ao que se inicia hoje aqui, em Ji-Paraná”, afirmou Waldo Alves.

O professor Cleiton Ferraz, coordenador do Projeto pelo IFRO, ressaltou a importância da informatização das escolas nos municípios. “Não é mais possível educar sem a conexão com a internet. Os alunos de hoje serão os trabalhadores de amanhã. E não é possível entrar no mercado de trabalho sem estar conectados. Tenho certeza que mais municípios serão beneficiados”, afirmou.

Ao tomar a palavra, o secretário municipal de educação, Jeferson Barbosa, que representou o prefeito Isaú Fonseca, agradeceu ao senador Confúcio Moura pelo projeto e colocou a SEMED à disposição de todos e informou que “o prefeito Isaú Fonseca também assumiu a bandeira da educação como prioridade”.

O ex-reitor do Instituto Federal de Educação de Rondônia, Uberlando Tiburtino Leite, ao ser indagado sobre a importância do Projeto, enfatizou que com o início das ações, “os alunos estarão se preparando para desenvolver habilidades profissionais, despertar o espírito empreendedor, buscar a inovação tecnológica, identificar problemas e, sobretudo, encontrar soluções. Esse é o objetivo mais importante que buscamos, nós do IFRO e os gestores públicos que aqui estão”, afirmou o acadêmico.

O senador Acir Gurgaz, em sua fala, disse que “o senador Confúcio Moura tem sido uma referência no senado federal, para mim e para tantos outros. Foi excelente prefeito de Ariquemes e um ótimo governador de Rondônia. O seu projeto é necessário. A informatização das escolas é necessária, e urgente. Estamos às portas do 5G e isso vai mudar a vida de todos. E os jovens serão os responsáveis por isso. Parabéns ao senador Confúcio Moura e ao IFRO!”, agradeceu o senador.

Ao se pronunciar, de forma remota, o senador Confúcio Moura, afirmou que “este Projeto não é meu, é de todos. É um projeto que tem começo, mas não tem fim. E quero me comprometer com todos aqui, que enquanto eu tiver mandato, continuarei a investir neste e em outros projetos, para chegar em outros municípios com a educação de qualidade e libertadora. Contem comigo!”, garantiu Confúcio Moura.

Ao tomar a palavra, a representante do senador Confúcio Moura, Vilma Alves, enfatizou a opção do senador pela educação. “Em cada mandato, Confúcio Moura, escolhe uma bandeira. Foi assim como prefeito de Ariquemes, foi como deputado federal e como governador do estado, quando ampliou a sua agenda de realizações. Quando assumiu mandato de senador em 2019, ele fez uma opção pela educação. E já investiu muito no estado. A tal ponto que é reconhecido como o senador da educação no Congresso Nacional. E, tenham certeza, nos quatro anos e sete meses que ainda restam de mandato, fará muito mais. Muito Obrigada!”, concluiu Vilma Alves.

Ao fazer a fala de encerramento do evento, o Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, agradeceu os servidores do IFRO e o apoio dos parlamentares da bancada de Rondônia e, em especial, aos senadores Acir Gurgaz e Confúcio Moura. “Desde 2015, o IFRO tem se aproximado cada vez mais da bancada parlamentar, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da educação que prestamos. Com o Projeto de Informatização Escolar, chegaremos a 22 municípios, com tecnologia e internet. Tecnologia tão importante num momento de pandemia. O papel sairá e entrarão processos informatizados”, ressaltou o Reitor.

O evento de lançamento contou com a presença de prefeitos de vários municípios, secretários municipais de educação, secretários municipais de planejamento, professores e alunos do IFRO e de outras escolas da rede pública.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.