Seja bem-vindo
Porto Velho,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro

Também foram temas da audiência, projeto de educação à distância no Residencial Orgulho do Madeira e Cristal da Calama e projeto para construção de moradias para agricultores familiares em assentamentos de reforma agrária


Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro

Em reunião nessa quinta-feira (12), em Brasília, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) e o ex-reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e assessor especial da reitoria, Uberlando Tiburtino Leite, discutiram os diversos projetos que o IFRO já está desenvolvendo a partir de emendas parlamentar encaminhadas pelo senador, para projetos e ações específicas. Entre estas ações o Projeto Cidades Inteligentes, em Ariquemes e Projeto de Informatização Escolar. O Cidades Inteligentes está sendo implementado e começa a fase de entregas dos equipamentos para as prefeituras que fazem parte do Projeto de Informatização Escolar.

Outros dois novos projetos também foram abordados na audiência, um deles é a implantação, no residencial Orgulho do Madeira e no Cristal da Calama, em Porto Velho, de polo de educação a distância do IFRO, e também de oferta de cursos presenciais, com prioridade para a área de tecnologia, para que seja possível capacitar jovens que moram nesses dois locais, nos bairros Ulysses Guimarães, Marcos Freire e outros do entorno.

Na avaliação do senador, a reunião foi muito produtiva porque o assessor especial do IFRO apresentou projetos importantes para o Estado na área de inovação e laboratórios, de formação de mão de obra nos conjuntos habitacionais de Porto Velho, e ainda alguns polos de formação profissional na área de ciência e tecnologia, em Ariquemes.

Para Uberlando, a parceira do senador Confúcio Moura com o Instituto Federal de Educação do Rondônia é de extrema importância para o desenvolvimento do estado porque tem o objetivo de levar a formação, ou seja, capacitar pessoas para o mercado de trabalho – e sempre tendo a tecnologia como base para tudo.

Habitação rural para agricultores familiares

O outro projeto discutido entre os dois, e igualmente terá o apoio e a parceria do senador para ser viabilizado em Rondônia, é o programa de habitação rural nos assentamentos.  Segundo Uberlando, são mais de oitocentas famílias que precisam de residências. “São famílias que já estão assentados e que o IFRO pode ajudar na construção das casas dessas famílias. Para isso, estamos pedindo o apoio do senador e ele nos garantiu que vai nos ajudar. Estamos pedindo ajuda apenas para assessorar na execução do projeto, pois os recursos para a construção das casas, cerca de R$ 34 mil por unidade, virão do INCRA, que já conta com orçamento para isso”, informou o assessor especial Uberlando Leite.

Para Confúcio Moura, o projeto de construção de casas populares para agricultores familiares nos assentamentos do estado é de grande relevância. “O INCRA pediu a participação ativa do IFRO por causa dos engenheiros que o Instituto tem para executar, fazer os projetos de engenharia dessas casas, e fazer o acompanhamento das obras até a conclusão. Note que esta atividade não faz parte da rotina do IFRO, logo não tem orçamento na instituição para tal. Por isso, é lógico que precisa de recurso federal adicional. E a minha função é ajudar esses grandes projetos de interesse no nosso estado. Vamos fazer!”, concluiu Confúcio Moura.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.