Seja bem-vindo
Porto Velho,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Guerra na Ucrânia: as centenas de covas encontradas em cidade retomada no conflito

Fonte: g1.globo.com
Guerra na Ucrânia: as centenas de covas encontradas em cidade retomada no conflito
Publicidade



Acredita-se que mais de 400 corpos estejam enterrados nos arredores de Izyum, segundo autoridades. Ucrânia denuncia descoberta de cemitérios em cidade retomada do domínio russo
A Ucrânia afirma que centenas de túmulos foram encontrados nos arredores de Izyum, dias depois que a cidade foi retomada das mãos da Rússia.
Cruzes de madeira, a maioria delas marcadas com números, foram descobertas em uma floresta fora da cidade com o avanço das forças ucranianas.
As autoridades informaram que começariam a exumar algumas sepulturas nesta sexta-feira (16/09).
Ainda não está claro o que aconteceu com as vítimas, mas os primeiros relatos sugerem que algumas podem ter morrido devido a bombardeios e falta de acesso a cuidados de saúde.
Há também sinais de que alguns túmulos podem pertencer a soldados ucranianos.
O chefe da polícia regional, Volodymyr Tymoshko, disse à BBC que mais de 400 corpos foram enterrados no local.
Izyum, invadida nos primeiros dias da guerra, foi usada pela Rússia como um importante centro militar para abastecer suas forças do leste.
Um soldado caminha entre os túmulos encontrados na floresta
Reuters via BBC
Em seu discurso noturno, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as "ações processuais necessárias" haviam começado na área.
"Queremos que o mundo saiba o que realmente está acontecendo, e o que a ocupação russa provocou. Bucha, Mariupol, agora, infelizmente, Izyum... a Rússia deixa morte em todos os lugares", afirmou.
"E deve ser responsabilizada por isso."
O líder ucraniano estava se referindo a supostas valas comuns encontradas nesta primavera em Bucha, perto da capital Kiev, e também próximo a Mariupol — o principal porto do sudeste ucraniano, agora ocupado por tropas russas.
Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente Zelensky, tuitou uma foto do suposto local da sepultura em massa, acrescentando que mais informações eram esperadas nesta sexta-feira.
Grande parte de Izyum está em ruínas — um político local disse a repórteres que até 80% da infraestrutura da cidade foi destruída, e corpos ainda estão sendo descobertos nos escombros.
Initial plugin text
Izyum e várias outras cidades da região de Kharkiv foram libertadas no início deste mês durante uma contraofensiva ucraniana relâmpago, que pareceu ter surpreendido as tropas russas, deixando-as despreparadas para defender suas posições.
A Ucrânia diz que identificou mais de 21 mil possíveis crimes de guerra — incluindo assassinato de civis e estupro — cometidos por tropas russas desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão em grande escala do país em 24 de fevereiro.
Investigadores e jornalistas encontraram o que pareciam ser evidências do assassinato deliberado de civis em Bucha e outras áreas próximas.
As forças ucranianas disseram ter encontrado valas comuns e evidências de que civis foram mortos depois que seus pés e mãos foram amarrados.
O Tribunal Penal Internacional já enviou uma equipe de investigadores e especialistas forenses à Ucrânia para investigar isso.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acusaram a Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia.
O governo russo negou repetidamente atacar civis, acusando a Ucrânia e o Ocidente de fabricar provas.
Conquistas da Ucrânia na contraofensiva em Kharkiv
BBC
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62926015

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.