Seja bem vindo
Porto Velho,03/10/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula sobe para 47% e aumenta chance de vencer no 1º turno, Bolsonaro esta com 33%

Pesquisa Datafolha apontou que Lula ampliou sua distância na liderança da corrida eleitoral para Bolsonaro. (Foto: Arte / Yahoo Notícias)


Lula sobe para 47% e aumenta chance de vencer no 1º turno, Bolsonaro esta com 33%


A nova pesquisa eleitoral 2022 feita pelo Instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (22), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua distância na liderança da corrida eleitoral à presidência da República, passando a ter 47% das intenções de voto no 1º turno. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), permaneceu no mesmo patamar anterior e segue com 33%.

Ciro Gomes (PDT) caiu para 7 %, e Simone Tebet (MBD) se manteve com 5%.

Mais cedo nesta quinta, a TV Globo divulgou os resultados de pesquisas Datafolha em relação às disputas estaduais pelos governos de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Na última pesquisa Datafolha sobre o cenário presidencial, divulgada no dia 15 de setembro, Lula (PT) tinha 45%, enquanto Bolsonaro apresentou uma oscilação negativa de 34% para 33%. No mesmo levantamento, Ciro tinha 8% e Tebet ainda tinha 5%.

A diferença entre os dois líderes da corrida presidencial foi agora para 14 pontos, ante 12 pontos na semana passada. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada de terça a quinta-feira. O Datafolha entrevistou 6.754 pessoas em 343 cidades do país.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

Nome do contratante

Valor cobrado pela pesquisa

Origem dos recursos investidos

Metodologia

Período de realização

Sistema de fiscalização da coleta de dados

Tipo de questionário aplicado

Fonte: YAHOO



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login