Seja bem-vindo
Porto Velho,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de 30 mil pessoas se inscreveram no Enem 2022 em Rondônia

Provas acontecem em 24 cidades do estado. Versões impressa e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro. Foto: Mikelly Azevedo/Rede Amazônica


Mais de 30 mil pessoas se inscreveram no Enem 2022 em Rondônia
Publicidade

Em Rondônia 30.669 candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 de forma impressa e outros 615 escolheram o modelo digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep também informou a quantidade de indígenas inscritos no Enem em Rondônia, este ano 297 optaram por fazer a prova impressa e 12 a digital. As duas versões acontecem nos mesmos dias: 13 e 20 de novembro.

Horário das provas em Rondônia
Como as provas acontecem simultaneamente em todo o país, a abertura e o fechamento dos portões seguem o horário de Brasília. Por causa do fuso horário diferente, os candidatos precisam estar atentos aos relógios em Rondônia. Confira abaixo:

Abertura dos portões em Rondônia: 11h
Fechamento dos portões em Rondônia: 12h
Início das provas: 12h30
Término das provas no 1º dia: 18h
Término das provas no 2º dia: 17h30
Locais de provas
Este ano o exame será aplicado em 24 das 52 cidades de Rondônia. No total são 116 locais de provas espalhados pelo estado. Veja abaixo a lista de cidades onde as provas serão aplicadas:

Alta Floresta D'Oeste
Alto Paraíso
Alvorada D'Oeste
Ariquemes
Buritis
Cacoal
Cerejeiras
Colorado do Oeste
Espigão D'Oeste
Guajará-Mirim
Jaru
Ji-Paraná
Machadinho D'Oeste
Mirante da Serra
Monte Negro
Nova Brasilândia D'Oeste
Ouro Preto do Oeste
Pimenta Bueno
Porto Velho
Presidente Médici
Rolim de Moura
São Francisco do Guaporé
São Miguel do Guaporé
Vilhena
A Polícia Militar (PM) informou que montou um esquema de segurança para ajudar as equipes que farão o transporte das provas nesses 24 municípios.

"A missão é promover a segurança dos veículos desde o local de centralização até as escolas e também a segurança no entorno dos locais de aplicação do exame. Atuando ainda na proteção do retorno das provas e gabaritos [para as correções]", informou a corporação.

Como saber qual o meu local de prova?
A informação com o endereço está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

1. Acesse a Página do Participante no site do Inep;

2. Clique em "Página do Participante - Entrar com gov.br";

3. Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;

4. Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova no cartão de confirmação.

5. Embora não seja obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão de confirmação no dia da prova.

O que será cobrado em cada dia de prova?
13 de novembro (domingo)

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
20 de novembro (domingo)

45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Dicas do que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que não pode levar no dia prova?
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde a entrada na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

Para que serve a nota do Enem?
As notas do Enem podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação:

Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.

Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o MEC seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.

Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O MEC possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem nos seus processos seletivos. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.

Fonte: G1


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.