Seja bem-vindo
Porto Velho,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ucrânia chama o Comitê Olímpico Internacional de 'promotor da guerra'

Fonte: mg.superesportes.com.br
Ucrânia chama o Comitê Olímpico Internacional de 'promotor da guerra'
Publicidade




 

A presidência ucraniana elevou o tom nesta segunda-feira (30) contra o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o acuso de ser um "promotor da guerra", depois que a entidade anunciou que examina a possibilidade de autorizar a participação de atletas russos sob uma bandeira neutra nos Jogos de Paris-2024.



"O COI é um promotor da guerra, do assassinato e da destruição. O COI observa com prazer a Rússia destruir a Ucrânia e oferece em seguida à Rússia uma plataforma para promover o genocídio e encorajar mais assassinatos", escreveu no Twitter o conselheiro da presidência ucraniana, Mykhaylo Podolyak.



"Obviamente, o dinheiro russo que compra a hipocrisia olímpica não tem o cheiro do sangue ucraniano. Certo, sr. Bach?", acrescentou, em uma referência direta ao presidente do COI, Thomas Bach.



Desde a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022, a Ucrânia pede a exclusão dos cidadãos da Rússia e de Belarus, um país aliado do Kremlin, dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. 



Mas o COI afirmou na semana passada que "examina" a possibilidade de autorizar a participação dos atletas russos e bielorrussos, que estão vetados da maioria das competições internacionais desde o início do conflito, sob uma bandeira neutra. 



A possibilidade provocou indignação na Ucrãnia. 



Na sexta-feira (27), o presidente ucraniano Volodimir Zelensky criticou a "hipocrisia" do COI e convidou Bach a visitar Bakhmut, um dos pontos mais violentos da guerra com a Rússia, 



No domingo (29), ele afirmou que enviou uma carta ao presidente francês Emmanuel Macron para pedir que os atletas russos sejam excluídos de Paris-2024. 



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.