Seja bem-vindo
Porto Velho,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo destaca força do agro em Rondônia

Fonte: Valor&MercadoRO
Reportagem do jornal O Estado de São Paulo destaca força do agro em Rondônia
Publicidade

A força do agronegócio no Estado de Rondônia ganhou destaque no jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (13.03). Segundo a matéria, Rondônia e mais três encerraram o
ano com uma taxa de desocupação abaixo de 4%, enquanto a média do País ficou em 7,9%. Eis a reportagem na íntegra.

Nos últimos anos, também Rondônia tem se beneficiado do agronegócio, ajudado pelo uso intensivo de tecnologia. A taxa de desocupação no Estado recuou de 3,9% para 3,1% entre 2021 e 2022. “O entorno de Porto Velho, que, anos atrás, tinha terras subprecificadas, hoje está em franca expansão com a produção de grãos. E não é só a soja. Estou falando de arroz e milho”, diz Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

O agronegócio de Rondônia tem avançado a cada ano, batendo recordes de exportação e produção com sustentabilidade e qualidade, onde apesar  de ser um Estado novo, é muito forte e produtivo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o agronegócio representa 21% do Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia, que gira em torno de R$ 45 bilhões e ocupa a segunda posição como setor que mais movimenta a economia do Estado, com produtores, exportadores e apoiadores de grandes produtos do agronegócio.

O Estado tem um grande potencial para produção de alimentos e, hoje, se tornou uma nova fronteira agrícola, portal de produtos oriundos de demais localidades do Brasil, o terceiro maior produtor de grãos da região Norte e o 14º do país, batendo recorde de produção na safra 2019/2020, com um total de 2.405,3 mil toneladas.

Leia ainda:

Agronegócio de Rondônia avança e bate recordes de exportação e produção agrícola em 2020 | Valor & Mercado RO (valoremercadoro.com.br)

FNO disponibiliza R$ 1,1 bilhão para o agronegócio em Rondônia em 2021 | Valor & Mercado RO (valoremercadoro.com.br)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.