Seja bem-vindo
Porto Velho,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Totens de videomonitoramento implantados pelo governador Marcos Rocha já apontam redução de crimes na Capital


Totens de videomonitoramento implantados pelo governador Marcos Rocha já apontam redução de crimes na Capital
Publicidade

O fortalecimento da tecnologia implantada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, já apresenta resultado positivo. Prova disso é que, em pouco mais de três meses em execução, o Sistema Interativo de Segurança, com a utilização dos Totens, apresenta a queda expressiva de 34% de casos de roubos e 19% de furtos em pontos estratégicos de Porto Velho. 


Os dados estatísticos elaborados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

Em Porto Velho foram instalados 30 pontos eletrônicos em forma de plataforma (Totens) e dez módulos eletrônicos de segurança, considerados sistema multifuncional que permitem o videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e atendimento de emergência. Para a instalação da ferramenta em Porto Velho, foram investidos pelo Governo do Estado R$ 6.890.400,00 (seis milhões e oitocentos e noventa mil e quatrocentos reais) visando reforçar o trabalho de análise inteligente com a inovação tecnológica.


Os resultados já são detectados em pontos estratégicos de Porto Velho, como os mapeados nas Avenidas Jatuarana, 7 de Setembro, Carlos Gomes, Mamoré, bem como em setores de maior circulação de pessoas, a exemplo do Skate Park e Espaço Alternativo. Para se ter uma noção da queda no índice, na Avenida Jatuarana, por exemplo, nos três primeiros meses deste ano, quando ainda não estavam instalados os Totens, o número de furto chegou a 103 ocorrências e de roubo, 80. Com o advento do sistema, o número de furtos e roubos reduziu para 92 e 46, respectivamente.


REFORÇO À SEGURANÇA PÚBLICA

No geral, a Sesdec apresenta o comparativo de furtos e roubos consumados nos setores de videomonitoramento três meses antes e três meses depois da instalação dos Totens. Somados os percentuais de redução, calcula-se uma queda de 53% nas duas modalidades de crimes nos pontos estratégicos onde foi empregada a tecnologia.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, é enfático em destacar os avanços no setor para maior segurança do cidadão. “A instalação dos Totens vem trazendo números incríveis para a segurança pública. Em todas as localidades ou região que foi instalado o sistema, obtivemos reduções no índice de criminalidade e, inclusive, elucidações de crimes”, ressalta.


O governador Marcos Rocha, deixa claro que a tecnologia veio ao encontro das ações já desencadeadas pelo Governo de Rondônia, visando o fortalecimento da segurança da sociedade. “Os resultados comprovam o compromisso do Governo do Estado em investir no setor. Somado às ações tecnológicas, a gestão tem investido em condições melhores para que as forças policiais possam combater a criminalidade de forma firme e com maior segurança para cada policial”, disse.

Marcos Rocha também pontua outros investimentos do Governo de Rondônia para as forças de segurança do Estado. "Tratam-se de ações direcionadas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica -  Politec, e Polícia Penal. São investimentos distribuídos em novas viaturas, armamentos, munições, coletes balísticos, aeronaves não tripuladas – drones; Unidades de Resgate; aparelhos e equipamentos de alta tecnologia; bem como a valorização profissional, destacada por ser um merecido reconhecimento aos esforços prestados à sociedade".


O governador Marcos já antecipou que o sistema está sendo desenvolvido em outros municípios do Estado. Em Ji-Paraná, os Totens já foram instalados. 


NOVOS TOTENS INSTALADOS

Nos próximos dias, as ações da Segurança Pública serão reforçadas com instalações de novos Totens e módulos em pontos estratégicos ao longo do perímetro urbano dos municípios de Cacoal, Ariquemes e Vilhena. No total, foram investidos R$ 14.897.520,00 (quatorze milhões, novecentos e noventa e sete mil, quinhentos e vinte reais) para aquisição dos Totens que irão fortalecer a atuação das instituições de segurança pública, garantindo, também, a ampliação segurança em locais estratégicos e redução do tempo resposta no atendimento das ocorrências ao cidadão.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.