Seja bem-vindo
Porto Velho,01/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ex-juiz acusado de crimes em Rondônia é aposentado pelo TJRO em meio a polêmicas


Ex-juiz acusado de crimes em Rondônia é aposentado pelo TJRO em meio a polêmicas
Publicidade

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio de uma decisão proferida pelo desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, presidente do tribunal, anunciou nesta quinta-feira (10) a aposentadoria compulsória do ex-juiz Hedy Carlos Soares, que atuava na Comarca de Buritis. A medida foi oficializada no Diário da Justiça, e surge em meio a uma série de acusações graves contra o magistrado, incluindo extorsão, falsidade ideológica, violação de domicílio, coação no curso do processo e fraude processual.

A decisão de aposentadoria compulsória foi tomada pelo Tribunal Pleno Administrativo do TJRO, determinando que o ex-juiz Hedy Carlos Soares receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço prestado.

A trajetória tumultuada do ex-juiz Hedy Carlos Soares ganhou destaque quando ele foi detido em agosto do ano anterior, enquanto tentava deixar o país com destino aos Estados Unidos. As acusações formuladas pelo Ministério Público indicavam sua participação em uma série de crimes graves, incluindo extorsão e falsidade ideológica. Hedy Carlos Soares permaneceu sob prisão até 10 de abril deste ano, quando finalmente foi libertado com base em uma decisão emitida pelo ministro Messod Azulay Neto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após a apresentação de evidências pela Polícia e pelo órgão acusador.

As acusações feitas pelo Ministério Público apontavam para o suposto uso de métodos coercitivos e ameaças por parte de Hedy Carlos Soares, visando a cobrança de dívidas pessoais de um casal da região de Buritis.

Os eventos envolvendo o ex-juiz tiveram um desdobramento notável, sendo relatados pelo site "Tudo Rondônia" em setembro do ano anterior. Uma denúncia registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis foi apresentada por Andreia de Lima Sinotti, esposa de Sérgio dos Santos Beraldo, que acusou o magistrado de abuso de autoridade. Segundo ela, o juiz a coagiu a assinar uma procuração que transferiria plenos poderes sobre seus bens para um terceiro indivíduo, sob ameaça de detenção.

O ex-juiz também foi acusado de invadir a residência de Andreia de Lima Sinotti depois que ela revogou a procuração e remover o medidor de energia elétrica da casa, ameaçando forçá-la a sair do local. Uma série de incidentes se desenrolou, incluindo acusações e tentativas de resolução. No entanto, Hedy Carlos Soares negou todas as alegações, afirmando que os reconhecimentos de dívida e as supostas coações eram completamente infundados.

A aposentadoria compulsória de Hedy Carlos Soares é um desdobramento significativo que reflete uma série de eventos tumultuados, os quais colocaram em xeque a conduta do ex-juiz e levantaram sérias acusações sobre sua atuação na Comarca de Buritis.

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.