Seja bem-vindo
Porto Velho,10/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ações de enfrentamento à crise hídrica do governo de RO envolvem estudantes da rede pública

rondonia.ro.gov.br
Ações de enfrentamento à crise hídrica do governo de RO envolvem estudantes da rede pública
Publicidade

Estudantes foram orientados para adoção de práticas sustentáveis, tanto em casa quanto na escola




Publicidade
Desde o início de 2024, com a gravidade da crise hídrica que assola a região Norte, o governo de Rondônia vem intensificando os esforços para promover a sensibilização e a educação sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. Através de uma abordagem interdisciplinar, estudantes são orientados a compreender a situação hídrica do estado e, principalmente, a participar ativamente na mitigação dos impactos da seca.



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), membro ativo do Comitê de Crise Hídrica do estado, realiza discussões do tema durante as aulas e realiza diversas atividades como palestras, rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais, a partir dos objetivos propostos no plano de enfrentamento à crise hídrica da educação básica de Rondônia, e dos eixos norteadores definidos no Guia Pedagógico para enfrentamento à crise hídrica no estado, elaborados pela secretaria.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as atividades de educação ambiental são fundamentais para conscientização e conservação dos recursos hídricos, e refletem em benefícios diretos à população. “As ações incentivam à proteção do meio ambiente, com medidas voltadas para economia de água, beneficiando toda a comunidade escolar”, ressaltou.


Diversas atividades como palestras, rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais foram desenvolvidas


Conforme a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, as estratégias vão desde atividades lúdicas a discussões mais sérias, a fim de atingir diferentes faixas etárias. “Sobre o uso racional da água, os estudantes foram orientados para adoção de práticas sustentáveis, tanto em casa quanto na escola. Inclusive, considerando que a seca afeta a todos e só pode ser enfrentada de maneira integrada e conjunta. As ações abrangeram toda a comunidade escolar, destacando-se reuniões realizadas com os pais e responsáveis dos alunos para que também façam parte do enfrentamento à crise hídrica”, salientou.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


No ambiente escolar foram tomadas diversas medidas para economia de água, como a troca de torneiras ineficientes, a fixação de placas de aviso e lembretes para o uso consciente da água, além do aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado. “Mesmo gestos pequenos, quando multiplicados, podem surtir um grande efeito. Tendo em vista que a seca faz parte de um conjunto maior de desafios ambientais, também foram realizadas ações que visam à conservação do meio ambiente”, destacou a titular da Seduc.



Além de eventos e campanhas de preservação dos recursos hídricos, foram trazidos para discussão, os riscos enfrentados pela flora e fauna amazônicas. Dentre as iniciativas concretizadas estão o plantio de mudas em algumas escolas estaduais, ação efetuada em conjunto com o aproveitamento da água expelida pelos aparelhos de ar condicionado, utilizadas para regar as plantas novas e as já existentes.



Medidas para economia de água, como fixação de placas de aviso foram realizadas


A secretária da Seduc frisou ainda que, a fim de expandir potencialidades e oferecer experiências diversificadas relacionadas ao enfrentamento da crise hídrica aos alunos, foram realizadas diversas parcerias com outras instituições e entidades.


Foram realizadas palestras pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), de Ji-Paraná, oferecidas a estudantes da Escola de Estadual de Ensino Fundamental e Médio Beatriz Ferreira da Silva, durante visita ao Parque Ecológico Municipal do município. E ainda, visitas à centros de abastecimento e tratamento da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).


“As ações foram importantes para a compreensão dos processos necessários para que a água chegue até os lares. Todas as ações concluídas, em andamento e previstas até o final do ano possuem o mesmo objetivo, diminuir os impactos da seca, que afeta diretamente o dia a dia da população”, enfatizou a titular da Seduc.


ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


O post Ações de enfrentamento à crise hídrica do governo de RO envolvem estudantes da rede pública apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.