O DIA 17 de JULHO NA HISTÓRIA

17/07/2020 - 20:34 hs

Lúcio Albuquerque – jlucioalbuquerque@gmail.com

17 de julho – BOM DIA!

RONDÔNIA: Em 1947 – A senhorita Carolina Figueiredo torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim.

COMEMORA-SE: Dia do Protetor de Florestas, homenagem à figura mitológica do Curupira, à qual se atribui a proteção das florestas. Dia Mundial do Emoji. Dia do Curupira. Dia do Submarinista. Católicos lembram São Bartolomeu de Las Casas, São Jacinto, Santa Marcelina, São Aleixo e São Leão IV. 

 FATOS:  1794 — Dezesseis freiras carmelitas  são executadas dez dias antes do fim do reinado de Terror da Revolução Francesa.

1918 — O czar Nicolau II da Rússia, sua família e quatro criados são executados por tchekistas bolcheviques na Casa Ipatiev em Ecaterimburgo, Rússia.

1936 — Começa a Guerra Civil Espanhola, que levou o general Francisco Franco ao governo do país durante 39 anos e meses.

1944 – Nasce Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira tricampeã munidal em 1970. 1945 — II Guerra Mundial: os dirigentes dos Aliados,  Stalin (URSS), Truman (EUA), Churchill (Inglaterra) reúnem-se para decidir o futuro de uma Alemanha derrotada.

1955 — Inauguração da Disneylândia, em Anaheim, Califórnia.

1975 — Missão espacial Apollo-Soyuz: um módulo espacial Apollo norte-americano e um módulo Soyuz soviético acoplam em órbita da Terra. 1975 – Acontece o que ficou conhecido como “Nevada em Curitiba”, durante quase todo o dia de neve na capital paranaense.

1998 — Adotado o Estatuto de Roma, uma Corte Penal Internacional permanente para julgar indivíduos por genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.


FOTO DO DIA: Dia de Santa Marcelina, padroeira do Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina, congregação cujo trabalho em Rondônia tem duas marcas principais, o atendimento a doentes de vários males, de crianças a idosos, no Hospital Jaime Aben-Athar, onde se instalaram desde 1975, e também na Educação, com destaque para a escola especializada em crianças no Bairro meu Pedacinho de Chão e mais duas, no Bairro Ulysses Guimarães e na área do Hospital, no KM 17 da BR-364 sentido Candeias. A data, devido às restrições do período, será lembrada com uma missa virtual às 17 horas, transmitida pelo facebook.