Seja bem-vindo
Porto Velho,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rondônia tem aumento de 83% nos alertas de desmatamento em agosto, revela Imazon

Fonte: Bruno Kelly/Reuters
Rondônia tem aumento de 83% nos alertas de desmatamento em agosto, revela Imazon Imagem Ilustrativa /Apuí Amazonas

Os alertas de desmatamento em Rondônia aumentaram 83% em agosto de 2020 na comparação com o mesmo mês em 2019. É o que revela o levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado nesta terça-feira (15). Os dados são medidos por um sistema do próprio instituto.



Em toda Amazônia, os alertas subiram 68%. O instituto afirma que é o pior mês de agosto verificado nos últimos 10 anos de monitoramento.
Segundo o Imazon, foram 211 km² detectados com resquícios de desmatamento em Rondônia em um único mês, contra 115 km² em agosto do ano passado.



No mesmo mês deste ano, o estado segue na quarta posição do ranking (com 14% do total) das regiões com mais alertas de perda de floresta, ficando atrás de Pará (37%), Amazonas (19%) e Acre (18%).



Os dados do Imazon apontam que Porto Velho é a cidade com maior número de alertas: 85 km² de floresta foram destruídos em agosto. Lábrea (AM) e Altamira (PA) também perderam uma área relevante no mês passado, com 72 km² e 61 km², respectivamente.



A reserva rondoniense Rio Preto-Jacundá também segue no topo no ranking entre as unidades de conservação mais castigadas, com perda de 62 km² de área em agosto deste ano.



A alta nos alertas nos nove estados da Amazônia Legal em agosto de 2020 em comparação com o mesmo mês de 2019 ficou da seguinte forma:
  1. Maranhão - alta de 314%
  2. Amapá - alta de 300%
  3. Tocantins - alta de 200%
  4. Acre - alta de 172%
  5. Amazonas - alta de 121%
  6. Rondônia - alta de 83%
  7. Roraima - alta de 75%
  8. Pará - alta de 31%
  9. Mato Grosso - alta de 17%
Desde janeiro, conforme o Imazon, a Amazônia perdeu 5.190 km² de mata nativa – alta de 23% em relação ao mesmo período de 2019.



Como o Imazon mede o desmatamento

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon foi criado em 2008. Ele se baseia em imagens de satélites para captar a mudança do uso do solo. Com isso, afirma o Imazon, é possível detectar desmatamentos a partir de 1 hectare, mesmo sob condição de nuvens.
sistema de alertas do governo, chamado de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), usa imagens de satélite de 6 hectares.



As imagens são captadas e analisadas pela ferramenta de monitoramento do instituto. O Imazon afirma que, atualmente, o SAD utiliza os satélites Landsat 7 (sensor ETM+), Landsat 8 (OLI), Sentinel 1A e 1B, e Sentinel 2A e 2b (MSI) com os quais é possível detectar desmatamentos a partir de 1 hectare mesmo sob condição de nuvens.
  • Entenda as diferenças entre os sistemas que monitoram o desmatamento na Amazônia
📷
Sistemas de monitoramento da Amazônia têm objetivos e metodologias diferentes — Foto: Juliane Souza/G1

FONTE - G1







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.