Instituto Federal de Rondônia busca apoio do senador Confúcio para ampliar projetos de qualificação profissional

15/10/2020 - 16:52 hs

O reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite, em audiência com o senador Confúcio Moura (MDB-RO), na quarta-feira (14), em Brasília, reivindicou apoio do parlamentar para uma emenda de bancada. O Ifro quer ampliar o número de alunos com formação técnica, promover a qualificação de professores e estimular as pesquisas visando o desenvolvimento tecnológico e a competitividade.

“Ele está buscando apoio, precisa de uma emenda de bancada de aproximadamente R$20 milhões para desenvolver projetos que já estão traçados para os próximos anos”, explicou o senador. Segundo ele, o reitor tem feito um excelente trabalho e o Ifro necessita de parcerias para profissionalizar jovens do ensino médio.

O reitor afirmou que Rondônia tem apenas 7,3% de alunos matriculados no ensino médio, que também fazem curso técnico e há necessidade de aumentar esse percentual, a fim de ampliar a infraestrutura de pesquisa para dar suporte aos setores produtivos do Estado.

De acordo com o professor Uberlando Leite, as propostas do Instituto Federal se alinham com as ideias do senador.  Lembrou ainda da importante parceria que o então governador Confúcio celebrou com o Ifro para capacitar estudantes do ensino médio em Rondônia, principalmente na área de tecnologia.  Lamentou que hoje a instituição está na 16ª posição entre os estados brasileiros, mas acredita que vai avançar.