Seja bem-vindo
Porto Velho,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tomografias mostram regressão de câncer após tratamento inédito

Aposentado em estado terminal ganhou alta hospitalar após passar por um tratamento inédito em Ribeirão Preto, SP

Fonte: Reprodução/TV
Tomografias mostram regressão de câncer após tratamento inédito Na primeira imagem, o corpo está tomado de tumores

Um mês de tratamento baseado em terapia genética devolveu esperanças a um aposentado mineiro e o fez receber alta hospitalar no fim de semana. Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, foi diagnosticado com linfoma em fase terminal, porém, os exames realizados na última semana mostram a remissão do câncer.

No primeiro exame, feito no início de setembro, o corpo do paciente estava tomado por tumores, já o último mostra que a maioria desapareceu. De acordo com os médicos, os que restam sinalizam a evolução da terapia.



exames antes e depois do tratamento
Crédito: Reprodução/TvNa primeira imagem, o corpo está tomado de tumores

A técnica utilizada no tratamento de Vamberto foi descoberta no exterior e é conhecida como CART-Cell. Ela consiste na manipulação de células do sistema imunológico para combaterem as células causadoras do câncer. O ataque é contínuo e específico e, na maioria das vezes, basta uma única dose.

Os pesquisadores da USP – apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) – desenvolveram um procedimento próprio de aplicação da técnica, que já é muito utilizada em países ricos.

De acordo com os médicos que acompanham o tratamento de Vamberto em Ribeirão Preto (SP),  o paciente está “virtualmente” livre da doença, mas ainda não falam em cura porque o diagnóstico final só pode ser dado após cinco anos.



paciente no hospital
Crédito: Hugo Caldato/Hemocentro RP/DivulgaçãoAposentado recebeu alta no fim de semana

A ideia é que o Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) mantenha aberto o protocolo de produção de células CAR T, permitindo que outros laboratórios reproduzam as técnicas para cuidar de mais pacientes.



Catraca Livre 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.