Seja bem-vindo
Porto Velho,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Após recorde de internações e mortes, Manaus recebe carga de oxigênio

Carga chega à capital amazonense após recorde de internações e colapso nos hospitais que atendem pacientes com covid-19

Fonte: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Após recorde de internações e mortes, Manaus recebe carga de oxigênio


Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados de cilindros de oxigênio chegaram a Manaus no início da madrugada desta sexta-feira, 15. As aeronaves saíram de Guarulhos, SP, levando um total de 386 cilindros.

A ajuda foi organizada depois que hospitais da capital amazonense ficaram sem o insumo para atender os pacientes internados com covid-19. Muitos desses pacientes acabaram morrendo asfixiados pela falta de oxigênio.

oxigênio chega a Manaus
Crédito: Centro de Comunicação Social da AeronáuticaAeronaves da FAB saíram de Guarulhos para levar carga de oxigênio a hospitais de Manaus

Na manhã de quinta-feira, 14, alguns médicos estavam transportando cilindros nos próprios carros até os hospitais e familiares tentavam comprar o insumo por conta própria.

Em meio ao caos, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello chegou a dizer ontem que o governo não tinha transporte para enviar os cilindros. “A ponte aérea de oxigênio está impactada porque nós não temos os cargueiros específicos da FAB pra fazer isso. Então a situação em Manaus é muito grave. Estamos manobrando pra tentar reverter o quadro”, disse.

A escassez de oxigênio enfrentada por Manaus tem duas razões: o aumento de internações por covid-19 e dificuldades de produção enfrentada pela principal empresa que fornece o insumo ao Amazonas.

Covid-19 em Manaus

Do dia 1º ao dia 12 de janeiro, Manaus teve mais de 2 mil internações por covid-19. Com isso, esse primeiro mês do ano já ultrapassou o total de hospitalizações registrado em maio do ano passado, no início da pandemia no estado.

Catraca Livre 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.