As 5 carreiras que estão em alta em Rondônia

Rondônia vem se tornando um importante estado de crescimento econômico, impulsionado principalmente pelo agronegócio, riquezas naturais e o ecoturismo. Essa estabilidade tem feito com que os investimentos da região contribuam cada vez para a geração de emprego e renda no estado.

27/01/2021 - 14:55 hs

Nos últimos anos, Rondônia vem se tornando um importante estado de crescimento econômico, impulsionado principalmente pelo agronegócio, riquezas naturais e o ecoturismo. Essa estabilidade tem feito com que os investimentos da região contribuam cada vez para a geração de emprego e renda no estado.

Todos esses fatores resultam em mercado profissional que não para de crescer em Rondônia. E neste mercado existem algumas carreiras que se destacam. Veja as 5 principais áreas profissionais que pais possuem posições de trabalho em Rondônia e que possuem uma ótima perspectiva para os próximos anos:

1. Administração

O que antes era visto como um diferencial competitivo das empresas, agora a área administrativa passou a ser uma exigência para a sobrevivência e para a retomada do crescimento das companhias.

Por isso, a necessidade de profissionais proativos e qualificados para analisar processos, capazes de lidar com os recursos humanos, propor ideias, mudanças e saber gerenciá-las de forma eficiente são importantes para a tomada de decisão das companhias, independente do tamanho e mercado que atua.

2. Contadores

O contadores são responsáveis por controlar todo o patrimônio corporativo, registrar movimentações financeiras, administrativas e acompanhar a legislação fiscal e tributária. Além disso, boa parte do trabalho desses profissionais visa reduzir custos e evitar despesas desnecessárias no caixa da empresa. Em momentos de reaquecimento do mercado econômico, os bacharéis em Ciências Contábeis são muito requisitados.

Especialmente em um estado exportador como Rondônia, a atuação de contadores é importante para fornecer dados confiáveis e garantir os trâmites legais da venda de produtos para o exterior.

3. Direito

Os advogados possuem importante atuação tanto para empresas, pessoas físicas e órgãos governamentais! A alta na abertura de vagas de trabalho para graduados em Direito amplia-se para as exportações e o crescimento dos investimentos privados e públicos, criando-se cenários cada vez mais propensos a controvérsias e disputas. Assim, torna-se maior a carência por profissionais das diversas áreas do Direito.

Cabe ao estado também assegurar os direitos e o cumprimento dos deveres de indivíduos e de organizações em sua jurisdição. Nesse sentido, os advogados estão em toda a cadeia processual, tanto para representá-la , quanto para fiscalizá-la e julgá-la.

4. Engenharia Civil

Profissionais formados em Engenharia Civil estão em pleno crescimento em Rondônia. Repleta de investimentos privados para a expansão das obras públicas e atividades econômicas do governo federal e estadual, o engenheiro civil possui muitas demandas locais de infraestrutura. A área, que possui empregabilidade elevada, atua desde o projeto de construção civil, planejamento e execução.

Em Rondônia, ainda há uma série de questões a serem resolvidas após a finalização da construção das barragens hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, como a construção de moradias e de infraestrutura para as comunidades atingidas.

5. Engenharia Florestal

Nos últimos anos, os impactos ambientais causados pelas obras de construção civil e pela expansão do agronegócio vem tornando a profissão de engenheiro florestal muito necessária em todo o território nacional! Em consequência deste cenário, a Engenharia Florestal representa uma das carreiras mais promissoras para o futuro próximo em Rondônia.

Este profissional é responsável socialmente e economicamente por harmonizar o aumento da produtividade local com a preservação da Floresta Amazônica que é essencial para a sobrevivência de diversas comunidades extrativistas e para o equilíbrio ambiental.

Informações Grupo DSRH