Seja bem-vindo
Porto Velho,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cientista da Fiocruz diz que nova cepa do coronavírus pode tomar país em um mês

“Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia”, afirmou ainda o ex-ministro Mandetta


Cientista da Fiocruz diz que nova cepa do coronavírus pode tomar país em um mês
Publicidade

De acordo com o infectologista Marcus Lacerda, da Fiocruz-AM, a nova cepa do coronavírus, encontrada inicialmente em Manaus, já está em 91% das amostras de vírus sequenciadas no Amazonas e pode ter sabotado a imunidade coletiva de Covid-19 que existia na cidade.

Ele afirmou ainda que ela tomar o resto do país.



“Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras no monitoramento”, disse.



O cientista afirma que há muitos indícios de que a P.1, sigla dessa variante específica do vírus, é de fato um subtipo do vírus com maior capacidade de transmissão.



Uma equipe internacional com participação da USP, Universidade de Oxford, King’s College e Universidade Harvard publicou artigo apontando a P.1 como uma das principais suspeitas pela escala arrasadora da segunda onda de Covid-19 que varreu Manaus.

A população de Manaus praticou pouco isolamento social de maio a dezembro sem que o vírus tenha se disseminado muito. A explosão de casos ocorrida em janeiro de 2021, que provocou um segundo colapso do sistema de saúde do município, e também do estado, coincidiu com a emergência do P.1, sugerindo uma ligação.



O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta afirmou em entrevista ao Manhattan Connection que “o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia”.

Apesar de concordar com a gravidade da situação, Lacerda criticou a fala de Mandetta. “A transferência de pacientes é uma questão humanitária, e não é o transporte controlado deles que está espalhando vírus, mas sim as pessoas que viajam e não praticam isolamento e medidas de controle”, disse.

Com informações do Globo

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.