Seja bem-vindo
Porto Velho,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câncer de mama ultrapassa o de pulmão e vira tipo mais comum

No Brasil, a doença tem cerca de 66 mil novos diagnósticos por ano


Câncer de mama ultrapassa o de pulmão e vira tipo mais comum
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o câncer de mama superou o de pulmão e tornou-se a forma mais comum da doença no mundo. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença tem cerca de 66 mil novos diagnósticos por ano.

A entidade internacional afirmou que um dos fatores que ajuda a explicar o alto índice é o aumento da obesidade nas últimas décadas. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostrou que 61,7% da população adulta brasileira tem excesso de peso, número que disparou na comparação com as últimas duas décadas. Entre 2002 e 2003, por exemplo, o percentual era de 43,3%.



A PNS também destaca que 630 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de câncer podem ter sua doença associada ao sobrepeso e à obesidade. O sexo mais afetado é o feminino, que representa 55% de todos os casos. Já entre os homens, o excesso de peso é responsável por 24% dos diagnósticos do câncer.

No Brasil, o Inca estima que 625 mil novos casos de câncer serão diagnosticados por ano entre 2020 e 2022 — os cinco mais recorrentes serão o melanoma (177 mil casos), o câncer de mama e o de próstata (66 mil casos cada), o de cólon e reto (41 mil), o de pulmão (30 mil) e o de estômago (21 mil).




Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.