Seja bem-vindo
Porto Velho,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mutações inéditas do coronavírus foram encontradas em Rondônia

Fiocruz encontra mutações inéditas do coronavírus em Rondônia


Mutações inéditas do coronavírus foram encontradas em Rondônia
Publicidade




Metrópoles - De acordo com pesquisadores da Fiocruz em Rondônia, foram encontradas 41 mutações do Sars-CoV-2 que criaram linhagens inéditas do coronavírus no estado. As amostras do vírus analisadas foram colhidas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 em Porto Velho, capital, e em municípios do interior.



Os pesquisadores encontraram mutações em três variantes que circulam no Brasil, a P.2, B.1.1.28 e B.1.1.33. Entre as mutações verificadas, há seis na proteína spike, que é usada pelo vírus para invadir as células. Até o momento, os estudos feitos sobre mutações semelhantes a estas mostram que o vírus vai fica mais transmissível, pode ser resistente às vacinas e até causar reinfecções.

“Algumas alterações específicas no gene S podem trazer um efeito de maior transmissibilidade e a possibilidade de reinfecção em casos isolados. Essas mutações estão presentes nas principais variantes emergentes e tornam-se motivo de preocupação. A variante P.2 possui uma mutação importante denominada de E484K, associada a um maior efeito de transmissibilidade e possivelmente a casos de reinfecção”, explicam os pesquisadores em documento enviado ao UOL.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.