Rússia anuncia primeiros casos de gripe aviária H5N8 em humanos

Sete pessoas foram contaminadas em uma granja de aves e, segundo autoridades russas, elas "estão bem"

20/02/2021 - 15:59 hs
Foto: pc: SG

Na manhã deste sábado, 20, autoridades russas anunciaram que foi detectado o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para seres humanos e que já informaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre esta “importante descoberta”.

gripe aviária
Crédito: ArtistGNDphotography/istockGripe aviária

“A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da gripe aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde”, explicou Anna Popova, diretora da agência sanitária russa, a Rospotrebnadzor, acrescentando que as sete pessoas contaminadas em uma granja de aves “estão bem”.

A autoridade reiterou que o vírus ainda não está sendo transmitido entre pessoas. “Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira”, completou Anna Popova.

Enquanto isso…

Enquanto a Rússia alerta o mundo sobre um novo vírus que acaba de ser transmitido para o homem, a humanidade enfrenta duras consequências da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados da Johns Hopkins University, nos EUA, mais de 110 milhões de pessoas já se infectaram com a covid-19, e mais de 2,4 milhões foram a óbito. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos infectados, com mais de 10 milhões de casos confirmados, e o segundo no número de mortes: mais de 244 mil.

Catraca Livre