Seja bem-vindo
Porto Velho,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vacina da Pfizer tem registro definitivo aprovado pela Anvisa

Imunizante foi um dos quatro a serem testados no Brasil, mas não foi adquirido pelo governo


Vacina da Pfizer tem registro definitivo aprovado pela Anvisa
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A certificação é a primeira concedida em caráter permanente a um imunizante no país. Além disso, com o registro, a vacina tem o uso amplo aprovado nas Américas.




A vacina da Pfizer foi uma das quatro testadas no Brasil. No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde afirmou que a empresa estabeleceu cláusulas “abusivas” de contrato e “barreiras” de negociação e compra.




Segundo o ministério, a Pfizer pediu que o Brasil renunciasse à soberania de ativos no exterior como garantia de pagamento pelas doses da vacina e exigiu isenção de responsabilidade, em caso de efeitos colaterais da vacina, e de não punição, em caso de atraso na entrega das doses.

As duas vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo. Em nota, a Anvisa afirmou que o imunizante da Pfizer teve critérios como segurança e qualidade atestadas.

– O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro – declarou a agência em comunicado.

kkkk

Pleno.News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.