Seja bem-vindo
Porto Velho,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rondônia é o único estado com todos os leitos ocupados no país; capital tem a 4° maior taxa de mortes

Com hospitais públicos e privados sem vagas para internação de pacientes graves, Rondônia enfrenta um colapso no sistema de saúde em meio à alta procura de pacientes infectados na segunda onda de covid-19

Fonte: EPA/RAPHAEL ALVES
Rondônia é o único estado com todos os leitos ocupados no país; capital tem a 4° maior taxa de mortes
Publicidade

"Se pegar, e precisar de leito. Você vai morrer. Rico. Pobre. Não importa. Não temos leito pra sua mãe, pro seu pai, para sua irmão, pra você..."; essa fala do secretário Fernando Máximo nos mostra ainda mais o caos que estamos vivendo. 




Assista pra relembrar. Se já assistiu e não quer relembrar, siga mais abaixo e continue lendo.




Com hospitais públicos e privados sem vagas para internação de pacientes graves, Rondônia enfrenta um colapso no sistema de saúde em meio à alta procura de pacientes infectados na segunda onda de covid-19 no estado. Uma das principais alternativas para desafogar a rede —a transferência de doentes para outros estados— está suspensa por conta do aumento nas taxas de ocupações pelo país.




Mesmo com esses dados preocupantes e o apelo do secretário, na madrugada desta quinta-feira (26), os portovelhenes se aglomeraram para comemorar a vitória do Flamengo. 


Como anunciado, Porto Velho é a única capital do país a não ter mais leito de UTI disponível e a capital Porto Velho é a 4° em taxas de morte por 100 habitantes, além da falta de profissionais para atender a demanda já existente. É, meus amigos, o negócio não está fácil. Conscientize-se

 

Colapso no sistema de saúde

BBC - Os casos e covid-19 passaram a crescer consideravelmente em Rondônia desde o fim do ano passado, segundo especialistas. Logo no início do ano, a situação no Estado passou a ser considerada preocupante por profissionais de saúde da região.

Até quarta-feira (27/01), Rondônia, que tem cerca de 1,7 milhão de habitantes, registrou 121 mil infecções pelo novo coronavírus e 2.167 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

Há relatos sobre dificuldades para conseguir vagas em hospitais do Estado há, ao menos, duas semanas. Diante do preocupante aumento de casos, o governo de Rondônia decidiu reabrir leitos do hospital de campanha para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade de campanha possui 24 leitos de UTI e três para a estabilização de pacientes, além de 71 leitos clínicos.

Em todo o Estado, há leitos que não estão em funcionamento por falta de profissionais de saúde, segundo a Secretaria de Saúde de Rondônia. Em nota à BBC News Brasil, a pasta relata que há, por exemplo, uma unidade com 30 leitos de UTI, "dos quais 25 estão ocupados e os outros estão montados e equipados", mas inativos por "dificuldades para contratar médicos".

Paciente de Rondônia é transferido em avião da FAB
Legenda da foto,

Falta de médicos é um dos principais problemas no sistema de saúde de Rondônia atualmente, afirma o governo do Estado

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.