Seja bem-vindo
Porto Velho,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ex-escravizada por 38 anos, Madalena reaparece com novo visual; Família que escravizou põe imóvel à venda para pagar indenização

Madalena Gordiano vivia enclausurada e foi resgatada no fim de novembro de um apartamento em Patos de Minas


Ex-escravizada por 38 anos, Madalena reaparece com novo visual; Família que escravizou põe imóvel à venda para pagar indenização
Publicidade

O casal acusado de manter Madalena Gordiano, 46 anos, em trabalho análogo à escravidão em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, colocou à venda o apartamento em que eles moravam na cidade para pagar a indenização determinada pela Justiça. A família pede R$ 600 mil pelo imóvel.




O professor universitário Dalton Rigueira e a mulher dele, Valdirene Lopes, firmaram um acordo em janeiro com o MPT (Ministério Público do Trabalho) em que se comprometeram a pagar todo o valor devido a Madalena pelos 14 anos em que ela trabalhou na casa deles, incluindo horas extras, 1/3 de férias, multa de FGTS, 13º salários, além de danos morais. A informação é do jornal O Tempo.

escravidão
Crédito: Reprodução/Rede GloboDesde os 8 anos de idade, Madalena Gordiano viveu em condições análogas a escravidão em Patos de Minas (MG)

Segundo a reportagem, o advogado da família Rigueira, Brian Epstein, afirmou que “a venda é parte do acordo feito na Justiça, que determina que parte do valor será usado no pagamento da indenização trabalhista da Madalena”.

O acordo com o  MPT prevê o pagamento de verbas salariais e rescisórias calculadas com base no salário mensal de R$ 1.045,00, por um período de 14 anos completos, entre dezembro de 2006 a novembro de 2020, período em que ela prestou serviços na casa da família Rigueira.

Escravidão

Embora a escravidão tenha sido abolida em diversos países, sua prática continua disseminada sob “formas contemporâneas”, que incluem violações variadas, como o trabalho forçado e o trabalho infantil, o uso de crianças em conflitos armados, a servidão por dívidas e a doméstica, casamentos servis, escravidão sexual e tráfico de pessoas.

Em 2012, existiam cerca de 21 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado no mundo, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Quase metade delas (11,4 milhões) eram mulheres e meninas.

Crédito: Divulgação/MPTIdoso também foi resgatado de trabalho análogo à escravidão em SP

Uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou o entendimento de que não é necessário que ocorra a privação de liberdade para que seja possível caracterizar um trabalho como situação análoga à escravidão.

Manter trabalhadores em condições análogas à de escravo é considerado crime, assinalado no código penal brasileiro. A pena é de dois a oito anos de prisão, além do pagamento de multa.

Desde 1995, aproximadamente 55 mil pessoas foram resgatadas em situação de escravidão no Brasil.




Catraca Livre 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.