Seja bem-vindo
Porto Velho,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Casos suspeitos de fungo preto são investigados no Brasil; entenda

Infecção rara causa mutilações e provoca a morte em 50% dos casos

Fonte: Anupam Nath/AP
Casos suspeitos de fungo preto são investigados no Brasil; entenda
Publicidade

O Brasil investiga dois casos suspeitos de fungo preto. Um deles é em Santa Catarina e o outro no Amazonas. A doença chamada mucormicose é uma infecção fúngica que tem se espalhado na Índia. Só na última semana, foram 9 mil casos naquele país.

No Brasil, ainda não há previsão de quando os diagnósticos dos pacientes com suspeita serão divulgados.

fungo preto casos suspeitos
Crédito: BobYue/istockBrasil tem dois casos suspeitos de doença popularmente chamada de fungo preto, que causa mutilações e morte

O caso de Santa Catarina é de um homem de 52 anos, que teve covid-19 e tem histórico de comorbidades (diabetes mellitus e artrite reumatoide). Ele está internado em um hospital particular de Joinville.

Já no Amazonas, o caso é de um homem que morreu em 16 de abril, aos de 56 anos. Ele era residente em Manaus e tinha histórico de diabetes tipo 2 e fazia uso de insulina.

Segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, ele foi internado com sintomas gripais, mas testou negativo para a covid-19. O paciente apresentou coceira no olho direito, que avançou para uma infecção. Esse quadro é parecido com a mucormicose.

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de todos os estados.

O que é a mucormicose (fungo preto)?

A infecção mucormicose é causada pela exposição ao fungo da família Mucoraceae, comumente encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição. A doença perigosa para quem tem a saúde debilitada, especialmente para quem tem diabetes.




O fungo comumente ataca os seios nasais, é aspirado para os pulmões e pode atingir mucosas e o cérebro. Muitas vezes, são necessárias mutilações por meio de cirurgias para retirar a parte do corpo afetada. O quadro mata mais de 50% dos pacientes acometidos.

Os recentes casos durante a pandemia de covid-19 tem chamado atenção dos especialistas no mundo. Há uma forte suspeita de que a mucormicose esteja sendo causada pelo uso de esteroides, drogas usadas ​​para tratar pacientes graves com covid-19.

Acontece que os esteroides, embora ajudem a reduzir a inflamação nos pulmões causada pelo coronavírus, reduzem a imunidade e provoca aumento das taxas glicêmicas no sangue. Assim, criam um ambiente propício para a infecção fúngica.




Catraca Livre 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.