Seja bem-vindo
Porto Velho,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confúcio Moura discute políticas públicas e funcionamento do Senado Federal com 'Jovem Senador' rondoniense

Confúcio Moura discute políticas públicas e funcionamento do Senado Federal com 'Jovem Senador' rondoniense


Confúcio Moura discute políticas públicas e funcionamento do Senado Federal com 'Jovem Senador' rondoniense
Publicidade

Para o senador, o encontro foi uma oportunidade para ouvir o que pensa o jovem do seu estado sobre a realidade da sua região  e as expectativas que traz consigo no futuro do Brasil

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) recebeu nessa quinta-feira (30) em seu gabinete, em Brasília, o estudante Guilherme Bento Maleski, de 16 anos, aluno do 3º ano da escola estadual Juscelino Kubitschek, no município de Alta Floresta do Oeste. Guilherme foi selecionado por meio de redação para participar do Programa Jovem Senador 2022.

No encontro com o senador Confúcio Moura conversaram sobre as políticas públicas, a qualidade do ensino público nos estados, a esperança no futuro e ainda sobre funcionamento do processo legislativo no Congresso Nacional.

Confúcio Moura ressaltou que foi um orgulho grande receber o Jovem Senador, representante de Rondônia, no seu gabinete. “Estou muito feliz com a visita. O Guilherme é um menino extremamente inteligente e tem um futuro maravilhoso pela frente.  Eu desejo a ele muito sucesso na sua vida, nos seus estudos e que ele concretize todos os seus sonhos. Ele tem muitos planos bonitos para realizar, é talentoso e eu espero que tudo de bom lhe aconteça”, enfatizou o senador.

Guilherme Maleski elogiou o Programa Jovem Senador e afirmou que recomenda para que todos participem. “Está sendo uma experiência incrível lidar com pessoas de todos os estados e do Distrito Federal, e estar aqui no Congresso é uma experiência única para todos nós, porque não é todo mundo que tem essa oportunidade de frequentar o Congresso e estar sendo uma honra realmente ser recebido aqui e ver como como é a rotina do parlamento, além de ter o privilégio de conversar com o senador. Eu estou gostando bastante”, disse.

Além de Guilherme, outros 26 estudantes de escolas públicas de todo o Brasil estão passando uma semana em Brasília, entre os dias 27 de junho ao dia 1º de julho, vivenciando o trabalho desenvolvido pelos senadores. No decorrer da semana, receberam medalhas, notebooks, e têm feito visitas às dependências do Congresso Nacional.

O coordenador do Programa, Toncá Burity, que esteve acompanhando Guilherme Maleski ao gabinete de Confúcio Moura, disse que o programa faz parte da educação política da Casa, e que todos os anos realiza um concurso de redação para alunos de escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Depois de selecionados (as), esses jovens senadores e senadoras vem a Brasília para a semana de vivência legislativa, que é o que está ocorrendo agora. ”Eles e elas vêm a Brasília, assumem os seus mandatos, debatem e aprovam propostas que podem se tornar lei caso ela sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).

Desde a instituição do Programa Jovem Senador, em 2010, já foram apresentadas 54 proposições legislativas. Destas, 40 foram aceitas pela CDH e passaram a tramitar como projetos de lei, e outras duas seguiram como propostas de emenda à Constituição. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.