Seja bem-vindo
Porto Velho,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Descubra as belezas de 5 cidades de Rondônia


Descubra as belezas de 5 cidades de Rondônia
Publicidade

O Estado de Rondônia é rico em natureza e um lugar ideal para o ecoturismo. Em Vilhena, por exemplo, temos as Cachoeiras das Araras e a Cachoeira das Cavernas, de águas geladas e refrescantes. Mas o que mais Rondônia tem a oferecer? Descubra 5 cidades do nosso Estado e seus pontos turísticos.

Viajando por Rondônia

Para quem vem de fora do Estado, o recomendado é pegar um avião, embora entre cidades e municípios o ideal seja viajar de carro ou de ônibus. Alugar um carro oferece uma experiência mais personalizada mas, caso decida pegar um ônibus, pesquise com antecedência os horários.

Muitos dos passeios que iremos listar envolvem horas de estrada e contato com a natureza por meio de trilhas e caminhadas. Portanto, na hora de fazer as malas, lembre-se de incluir, além de roupas adequadas e confortáveis, um kit com itens tecnológicos indispensáveis para viagens e emergências, tais como cabos USB, adaptadores universais e power banks para evitar a inconveniência de um celular descarregado.

Guarajá-Mirim

Embora seja pequena e conte com menos de 50 mil habitantes, Guarajá-Mirim é um dos pontos turísticos mais visitados de Rondônia. Quase na fronteira com a Bolívia, a cidade possui atrações naturais preservadas, como a Serra dos Parecis, famosa por sua trilha e vista deslumbrante. A cachoeira de mesmo nome ali localizada promete ser uma recompensa e tanto depois da trilha. 

Porto Velho

Nossa capital conta com vários pontos que celebram a história do Estado, como o Museu Ferroviário Madeira-Mamoré, o qual explora a história da construção da ferrovia que originou a cidade, atraindo mão-de-obra de todo o país.

Ainda contando a nossa história, o Palácio Getúlio Vargas exibe jornais antigos e obras de arte que fazem parte da memória rondoniense. O Memorial Rondon, por sua vez, apresenta registros e relatos sobre a vida do marechal.

Outros pontos turísticos de destaque são o Palácio das Artes, o Mercado Cultural, a Praça das Três Caixas D’água, o Museu Internacional do Presépio e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus (esta última patrimônio de Rondônia). Na capital também há lugar para a natureza: passear de barco pelo Rio Madeira garante não apenas uma atividade de lazer, mas também a possibilidade de ver botos ao longo do percurso.

Pimenta Bueno

Para quem curte calmaria, Pimenta Bueno é a resposta. O Balneário Lagoa Azul é o ponto turístico mais conhecido do local e, por ser mais longe da parte urbana da cidade, oferece uma proposta relaxante. Na época de baixa dos rios, praias temporárias de água doce se formam e garantem mais um atrativo natural para os turistas que gostam de desfrutar da natureza.

Ji-Paraná


Imagem: Wikimedia Commons

Localizada entre os rios Urupá e Machado, a cidade é também chamada de Coração de Rondônia, já que uma de suas ilhas possui um formato parecido com um coração. Os turistas aproveitam a abundância dos rios para nadar, pescar e remar.

Há também florestas e trilhas, além da oportunidade de ter contato com os animais. Um dos locais que oferecem esse atrativo é o Parque Ecológico Municipal, que abriga animais selvagens em mata fechada e lagoas. Para quem quer uma experiência menos “selvagem”, o Parque Aquático Tracoá Water Park oferece uma lagoa, além de piscinas e espaços de recreação para públicos de todas as idades.

Costa Marques

Costa Marques tem uma oferta grande de praias de água doce. Uma das mais famosas é a Praia do Curralinho, a apenas 2.5 km do centro da cidade, onde todo ano é realizado um festival de mesmo nome com várias atrações musicais e campeonato de pesca esportiva. Na cidade, mais precisamente na fronteira com a Bolívia, também se encontra o Forte do Príncipe Real, cujo valor é histórico. Trata-se do monumento mais antigo do Estado, construído pelos portugueses.

Por se tratar de um lugar repleto de belezas históricas e naturais (como fortes, monumentos, rios, cachoeiras e vistas deslumbrantes), Rondônia é o destino ideal tanto para os curiosos como para os amantes da natureza. Basta planejar a sua viagem e se render aos seus encantos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.