Seja bem-vindo
Porto Velho,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mostra Ambiental reforça importância de promover a sustentabilidade hídrica no Estado

Fonte: rondonia.ro.gov.br
Mostra Ambiental reforça importância de promover a sustentabilidade hídrica no Estado
Publicidade

A 1ª Mostra Ambiental foi realizada no Espaço Alternativo, em Porto Velho




Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da água, engajar a sociedade para ações concretas e discutir os desafios da proteção dos recursos hídricos, o Governo de Rondônia realizou na sexta-feira (22), no Espaço Alternativo, a 1ª Mostra Ambiental, como parte do Projeto Conscientizar para Preservar. A Mostra contou com a participação de alunos do ensino médio, de escolas de Porto Velho e Candeias do Jamari, convidados para apresentar projetos cujos temas foram ligados a recursos hídricos.



A ação, que foi desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), serviu para comemorar o Dia Mundial da Água e debater a importância de conservar esse recurso precioso e convidar os envolvidos a fazerem mais, em prol da sustentabilidade hídrica.


Toda a programação do Projeto foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh) da Sedam, Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Prefeitura de Porto Velho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rondônia e empresas ligadas à distribuição de energia.


Durante a 1ª Mostra Ambiental, foi apresentada exposição de sonda multi parâmetros do Laboratório de Águas, maquete de hidrelétrica, Mini-ETA, jar test, bebedouro inteligente, demonstração de testes de cloro e turbidez, exposição da maquete Salta Z. Além de painel vivo com bactérias que causam doenças de veiculação hídrica, jogos educativos, ciclo de mosquitos que necessitam da água para proliferação e microscópio para as crianças visualizarem microorganismos.


O objetivo foi promover uma reflexão sobre a importância do uso consciente da água


De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o Dia Mundial da Água marca a data escolhida para conscientização desse bem tão importante. “Não se fala de vida sem água, que é o nosso bem mais precioso, por isso precisamos fazer o uso consciente da água. Em parceria com outros órgãos, a Sedam realiza um trabalho de sensibilização e educação ambiental, destacando a importância vital da água, um recurso precioso que merece nossa atenção e cuidado, constantemente”, destacou. 


A coordenadora da Ceam, Deigna Lais Oliviak destacou que, o órgão está desenvolvendo, desde o 1° de março, o Projeto Conscientizar para Preservar, envolvendo a comunidade estudantil e sociedade em geral, para promover uma reflexão sobre a importância da água e discutir os desafios da proteção dos recursos hídricos.


“Durante esse período, executamos atividades alusivas ao mês da água, e nesse sentido, a Ceam em parceria com outros setores públicos e privados realizou a 1ª Mostra Ambiental, que premiou os principais projetos voltados aos recursos hídricos. Na oportunidade, foram expostos os trabalhos vencedores das escolas participantes, que trouxeram para o evento suas maquetes e protótipos, expondo os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino”, enfatizou a coordenadora. 


PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS


O grupo de alunos da escola Carlos Drummond de Andrade, do município de Candeias do Jamari, apresentou um protótipo de horta hidropônica. Implantado desde de 2018, o Projeto é monitorado por quatro alunos, porém a horta faz parte do novo ensino médio, como eletivas abrangendo uma média  de 700 alunos, subdividido em manhã e tarde, com produção constante de verduras em estufa, protegida contra animais e efeitos naturais. Toda a produção de hortaliças é destinada como complementação na merenda escolar.


O post Mostra Ambiental reforça importância de promover a sustentabilidade hídrica no Estado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.