Seja bem-vindo
Porto Velho,08/04/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Operação no Rio Madeira tem ameaças à PF e destruição de 47 dragas

Eu Ideal - Com informações da Agência Cenarium
Operação no Rio Madeira tem ameaças à PF e destruição de 47 dragas Foto: Reprodução
Publicidade

Garimpeiros que atuam ilegalmente no Rio Madeira, na divisa entre Amazonas e Rondônia, ameaçaram agentes da Polícia Federal durante operação realizada na última sexta-feira (27). Em vídeos que circulam nas redes sociais, um homem afirma: “Vai morrer todo mundo”, enquanto lanchas da força-tarefa se aproximam das áreas de garimpo. Há registro de disparos para o alto e troca de ofensas contra as autoridades.

Publicidade
A ação integra a Operação Leviatã II, conduzida pela PF em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Segundo a corporação, foram identificados 47 motores, dragas e balsas utilizados na extração ilegal de ouro, evidenciando estrutura organizada de exploração.

Como não foi possível remover os equipamentos, as embarcações foram inutilizadas no local, conforme prevê a legislação ambiental. A PF informou que as investigações continuam para identificar financiadores, operadores logísticos e receptadores do ouro extraído.

A ofensiva ocorre uma semana após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar pedido da Defensoria Pública do Amazonas para suspender a destruição de balsas com uso de explosivos. O ministro Francisco Falcão entendeu que não há indícios de ilegalidade nas ações coordenadas pelo Ministério da Justiça.

Em setembro do ano passado, uma operação semelhante no município de Humaitá também resultou na destruição de dragas e em momentos de tensão. A atual força-tarefa conta ainda com apoio da Força Nacional, PRF, Funai e órgãos ambientais.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.