Seja bem-vindo
Porto Velho,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump está cogitando dar perdão presidencial a si próprio


Trump está cogitando dar perdão presidencial a si próprio
Publicidade

O presidente Trump sugeriu aos assessores que deseja se perdoar nos últimos dias de sua presidência, de acordo com duas pessoas com conhecimento das discussões, um movimento que marcaria um dos usos mais extraordinários e não testados do poder presidencial na história americana, revela o New York Times

Em várias conversas desde o dia da eleição, Trump disse aos assessores que está considerando se perdoar e, em outros casos, perguntou se deveria e qual seria o impacto legal e político sobre ele, de acordo com as duas pessoas. Não ficou claro se ele abordou o assunto desde que incitou seus partidários na quarta-feira a invadir o Capitólio em um ataque da multidão.

O Sr. Trump mostrou sinais de que seu nível de interesse em se perdoar vai além de reflexões ociosas. Ele sempre sustentou que tem o poder de perdoar a si mesmo e sua pesquisa sobre as opiniões dos assessores é tipicamente um sinal de que ele está se preparando para cumprir seus objetivos. 

Ele também está cada vez mais convencido de que seus inimigos percebidos usarão as alavancas da aplicação da lei para atacá-lo depois que deixar o cargo. Nenhum presidente se perdoou, então a legitimidade de uma possível autocomiseração nunca foi testada no sistema de justiça e os juristas estão divididos sobre se os tribunais a reconheceriam. 

Mas eles concordam que o perdão presidencial pode criar um novo precedente perigoso para os presidentes declararem unilateralmente que estão acima da lei e se isolarem de serem responsabilizados por quaisquer crimes que cometeram no cargo.

Foto – Erin Schaff/The New York Times


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.