Vitória Jeovana
Mulheres no Comando: O nosso lugar é onde escolhemos estar

O Dia Internacional da Mulher é mais do que simplesmente flores e homenagens. É uma oportunidade de reconhecer o caminho que já percorremos e, mais importante, sonhar sobre onde ainda podemos chegar. Porque já conquistamos muito, mas ainda há barreiras a serem quebradas.
"No Brasil, as mulheres já são a maioria no direito." Mas, quando entramos nos espaços de liderança e tomada de decisão, essa realidade muda. Continuamos em menor número como presidentes, em grandes escritórios de advocacia e por trás das mesas que decidem o futuro da profissão. A desigualdade continua, não necessariamente por incompetência, mas devido a impedimentos estruturais que constantemente nos desafiam.
Mas há uma lição que o tempo tem revelado: nenhuma estrutura é forte o suficiente para conter mulheres determinadas. Somos estrategistas e líderes, estamos fazendo as coisas acontecerem e mudando realidades marcadas. E se há algo que precisa mudar, nós mudamos. Porque já sabemos que não precisamos pedir permissão para estar onde queremos estar.
Como mulher advogada, testemunho a luta diária de ser inerentemente desacreditada quanto à nossa capacidade, vejo muitas colegas enfrentarem o desafio de crescer na carreira enquanto gerenciam a vida familiar e ainda recebem julgamento por fazê-lo. Às vezes, o sexismo é revelado não apenas pela estrutura, mas pelos discursos que são reproduzidos pelo nosso próprio gênero. Quantas vezes ouvimos mulheres desvalorizando o trabalho umas das outras? Quantas vezes nos disseram que há espaço apenas para algumas e, portanto, devemos competir umas com as outras.
E se o mundo quer nos fazer acreditar que há espaço para poucos, e que precisamos competir, mostramos que há espaço para todos. O sucesso de uma mulher não significa que outras têm que perdê-lo, pelo contrário, é um caminho que se abre para muitas. Quando uma aparece, ela puxa as outras. Quando uma cresce, todas crescem.
Neste Dia Internacional da Mulher, não estamos buscando boa vontade; estamos buscando impacto. Queremos que as mulheres tenham mais confiança em si mesmas, apoiando umas às outras, ocupando espaço sem medo. Porque o amanhã já chegou, e tem o rosto de uma mulher.
COMENTÁRIOS