Aécio Neves lidera pesquisa para o Senado em Minas Gerais

Apesar da vantagem, o deputado e ex-governador tucano não definiu se concorrerá a uma vaga no Senado ou se disputará nova eleição para a Câmara

16/05/2022 - 13:49 hs

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o deputado federal tucano Aécio Neves (PSDB-MG) lidera nas intenções de votos para o Senado com 20,8%. Esta é a primeira vez que o nome do ex-governador, que também já ocupou o posto de senador entre 2011 e 2019 aparece como líder para o legislativo federal em 2022.

Em seguida desponta o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG)  e líder da oposição na Câmara com 8,3% e o senador do partido de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte,  Alexandre Silveira (PSD-MG) aparece com 6,3%.  Silveira pretende tentar a reeleição em outubro na mesma chapa de Kalil.

A vereadora Duda Salabert (PDT) aparece em quarto lugar com 5,3% das intenções de votos.  Em seguida, o deputado federal  bolsonarista Marcelo Álvaro Antônio (PL) com 4,9%. Por último, o deputado federal Marcelo Aro (PP), aliado do governador Romeu Zema (Novo) surge com 2,1%.

Os eleitores que responderam não votar em nenhum candidato somam 20,2%. Os votos branco ou nulo totalizam 33,1%. Os dados se referem a pesquisa estimulada. 

Em um segundo cenário da pesquisa estimulada, Reginaldo Lopes (PT) lidera a corrida com 9,2%. Em seguida aparece o senador Alexandre Silveira com 8,1%. Em terceiro lugar,  o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) com 5,6%.  Já o deputado federal Marcelo Aro (PP), aparece com 4,9%. 


Candidatura indefinida


Apesar da vantagem de votos em uma eventual disputa, Aécio Neves não definiu se concorrerá a uma vaga no Senado ou se disputará nova eleição para a Câmara. Atualmente, o PSDB faz parte da base do governo de Romeu Zema (Novo), tendo Paulo Brant (PSDB) como vice-governador e a secretária de Planejamento e Gestão, Luiza Barreto (PSDB). 

O levantamento ouviu 1,68 mil eleitores em 78 municípios de Minas Gerais, entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi feita com eleitores a partir dos 16 anos de idade. 

O nível de confiança e de 95% e a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para maus ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob a identificação de Tribunal Superior Eleitoral  n.º MG – 04957/2022 para o cargo de Governador e Senador.

Revista Fórum