Seja bem-vindo
Porto Velho,27/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Insegurança do Agro com Governo Lula pode gerar desemprego em RO

EUIDEAL com informações da jornalista Sangela Oliveira
Insegurança do Agro com Governo Lula pode gerar desemprego em RO Governo de Rondônia

EUIDEAL - Rondônia está entre os estados com menos índice de desemprego do país, graças ao impulso do agronegócio na geração de emprego e renda. No entanto, a insegurança do setor com o atual governo pode afetar essa estabilidade e aumentar o desemprego no estado.

Publicidade
Enquanto em algumas cidades do interior empresas e lojas estão demitindo devido à diminuição da arrecadação, gestores de empresas ouvidos pelo site euideal apontam que os homens do agro estão segurando investimentos devido à falta de confiança no atual governo no setor. Isso tem gerado instabilidade para os funcionários dessas empresas, que vivem com medo de perder seus empregos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Rondônia registrou em dezembro de 2022 uma taxa de desemprego de 6,6%, abaixo da média nacional de 8,6%. Rondônia, além de ser o primeiro lugar no Brasil com a média de desocupação (3,1%), está ainda à frente de países do G7 como (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), onde a média foi de 3,9%.

Esse resultado é resultado direto do desempenho do setor agropecuário, que é responsável por cerca de 28% do PIB do estado e gera empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva.

Segundo estudos, o agronegócio é o principal responsável pela taxa tão baixa de desocupação no Estado, a produção de grãos que vem crescendo ao longo dos anos, em Rondônia, fortalece o trabalho na economia local.

O agronegócio absorve quase 1 de cada 3 trabalhadores brasileiros de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em Rondônia o aumento na produção foram estímulos para essa contratação formal no campo.

No entanto, a falta de segurança no setor agrícola está fazendo com que os investimentos diminuam, afetando também a indústria e o comércio, que dependem da arrecadação gerada pelo agronegócio. A insegurança dos empresários e trabalhadores do setor tem sido alimentada por incertezas em relação às políticas governamentais voltadas para o setor.

Na capital Porto Velho, já se observa um aumento no número de desempregados. Muitos trabalhadores que foram demitidos de empresas no interior do estado têm se deslocado para a cidade em busca de novas oportunidades, o que tem aumentado a concorrência por vagas no mercado de trabalho.

Para reverter esse cenário, de acordo com um economista ouvido pelo jornal, é necessário que o governo ofereça mais segurança e previsibilidade para o setor agropecuário. Os investimentos devem ser incentivados e as políticas públicas devem ser claras e estáveis, para que os empresários e trabalhadores possam planejar seus negócios e suas carreiras com mais tranquilidade. Somente assim será possível manter o bom desempenho do estado de Rondônia na geração de empregos e renda.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.