Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia
Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um...

Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um dos setores mais importantes para o estado. Sob a gestão do governador Marcos Rocha, o estado tem adotado medidas estratégicas para aumentar a presença de seus produtos no mercado internacional. Uma dessas ações é a Caravana do Agro Exportador, realizada neste mês, que visa fortalecer as exportações e a competitividade dos produtos rondonienses, “O sucesso da Caravana do Agro Exportador é mais uma prova de que o estado está no caminho certo, criando um ambiente favorável ao crescimento do setor produtivo e ampliando suas fronteiras comerciais”, ressaltou o governador.
O evento reuniu produtores rurais e empresários do setor agropecuário, com o objetivo de qualificar os participantes para expandirem suas vendas para mercados internacionais. O foco foi em produtos como carne bovina, pescados, grãos, cacau e café, com a intenção de ajudar os produtores a conquistar novos consumidores no exterior. O governador Marcos Rocha destacou a importância de ações como essa para criar condições que permitam aos produtores locais acessar novos mercados e atrair mais investimentos para Rondônia.
Desde 2019, as exportações de Rondônia cresceram significativamente, expandindo-se para 120 países, um aumento expressivo em relação aos 41 países atendidos anteriormente. O estado também viu a variedade de produtos exportados disparar de 60 para 295 itens. A Caravana do Agro Exportador foi uma das iniciativas que apoiaram essa evolução, oferecendo capacitação e estratégias para que pequenos e médios produtores possam acessar mercados internacionais exigentes.
O evento também foi uma excelente oportunidade para os produtores de carnes e pescados, setores que têm ganhado destaque nos mercados internacionais. Além de discutir estratégias de exportação, os participantes puderam interagir diretamente com instituições como a Agência Brasileira de Promoção às Exportações (Apex Brasil) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que explicaram os processos e certificações necessários para a exportação dos produtos. As ações contínuas de capacitação e infraestrutura têm contribuído para aumentar a competitividade de Rondônia no comércio global.
Da Redação

COMENTÁRIOS