Vereadora apresenta projeto de lei que reconhece vira-lata caramelo como patrimônio imaterial de Porto Velho
Um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Porto Velho quer reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial de Porto Velho

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal quer reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial de Porto Velho. O texto apresentado no Projeto de Lei n° 4.532/2023 homenageia o animal ao caracterizá-lo como "um dos cachorros mais populares e amados" do país e exalta a "mistura de raças" do bicho, que "mostra que a diversidade é uma das nossas maiores riquezas". A iniciativa é da vereadora Márcia Socorrista Animais.
A expressão "Vira Lata Caramelo" é uma alcunha afetuosa e carinhosa dada a cães vira-latas de pelagem caramelo, e tornou-se uma espécie de símbolo de respeito e empatia pelos animais de rua. Comumente usada para demonstrar carinho e reconhecimento por esses animais que muitas vezes enfrentam desafios nas ruas, a expressão também ganhou conotação de orgulho e pertencimento à cultura local.
COMENTÁRIOS