Seja bem-vindo
Porto Velho,07/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ieda Chaves assina requerimento que exige planos estaduais contra violência à mulher

Parlamentar aponta a ausência de estratégia e ações robustas para reduzir os índices de criminalidade.

Texto: Etiene Gonçalves
Ieda Chaves assina requerimento que exige planos estaduais contra violência à mulher Foto: Divulgação - Secom/Alero
Publicidade

A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) emitiu, no último mês, o Requerimento N.º 1997/2025, direcionado ao governo do Estado, exigindo providências urgentes quanto à elaboração e implementação de planos cruciais para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Publicidade

O documento cobra especificamente o Plano de Metas para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (EVM), a Rede Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, todos instituídos pela Lei Federal nº 14.899/2024.


Ieda Chaves (União Brasil), que assinou o requerimento, destacou que a apresentação de um plano robusto busca sanar uma série de deficiências. Entre elas, o horário de funcionamento das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) em Rondônia, que não funcionam por 24 horas, à exceção de Porto Velho; somente oito (8) DEAMs no Estado, e no interior operam somente das 7h30 às 13h30; o aprimoramento das estruturas e a capacitação dos servidores para proporcionar um atendimento humanizado, além de novas contratações.


“O plano oferecido, ainda em 2024 pelo Estado, é vago e não apresenta de forma suficiente uma proposta de resolução para os problemas estatísticos (índices de violência contra a mulher) que enfrentamos, havendo a necessidade de cobrança de uma nova apresentação, de forma mais estratégica e robusta”, observou a parlamentar.


Estágios


Além disso, a Comissão solicitou informações detalhadas sobre o atual estágio de cumprimento das diretrizes estabelecidas na referida Lei. As Secretarias de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) são as responsáveis pela elaboração e entrega dos dados solicitados aos parlamentares.


Reforço


O requerimento em questão também recebeu reforço com a assinatura das deputadas estaduais Gislaine Lebrinha (União Brasil), presidente da CDCAMI, Dra. Taíssa Souza (Podemos), vice-presidente, e Cláudia de Jesus (PT), membro da Comissão, reforçando a união de esforços no legislativo estadual em busca de ações efetivas para proteger as mulheres em Rondônia.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.