Vereador Fernando Silva denuncia descaso do Governo de Rondônia com policiais militares e cobra valorização da categoria

Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Fernando Silva fez duras críticas ao Governo do Estado de Rondônia, revelando denúncias graves sobre o não pagamento do DERSO (Diária Especial de Reforço ao Serviço Operacional) e sobre trabalho extra não remunerado realizado por policiais militares. O vereador afirma ter recebido o relato de um policial militar que, com medo de represálias, preferiu não se identificar.
Segundo o parlamentar, os policiais que tentam denunciar ou simplesmente comentar a difícil realidade enfrentada pela categoria acabam sendo advertidos por seus superiores. “Hoje nós, praças, estamos amordaçados. Se a gente falar algo, reclamar, é punição na certa”, teria dito o policial ao vereador.
Fernando Silva aproveitou o espaço para lembrar que grande parte de seus votos vieram justamente de militares, que o elegeram com a expectativa de que tivessem um representante legítimo na Câmara, disposto a dar visibilidade às injustiças que enfrentam. “Eu tenho certeza de que mais da metade dos meus votos vieram de policiais militares. Eles queriam voz. E é isso que eu estou fazendo: falando por eles”, destacou.
O vereador também criticou a condição salarial da categoria, afirmando que os policiais não recebem bem e muitos são obrigados a fazer “bicos” para complementar a renda. No entanto, a obrigatoriedade do DERSO, muitas vezes sem pagamento, estaria impedindo até essas atividades extras. “Eles estão sendo impedidos de buscar alternativas para sustentar suas famílias”, disse Fernando.
Ao final de sua fala, o vereador fez um apelo direto ao Governo do Estado: “Chega de discurso dizendo que está tudo bem. Não está. Tem policial passando necessidade. Valorize quem está na linha de frente todos os dias, enfrentando o perigo para proteger a população. Pague corretamente o que é de direito desses profissionais”.
A denúncia de Fernando Silva reacende o debate sobre as condições de trabalho dos policiais militares em Rondônia, cobrando mais transparência, respeito e comprometimento do governo com aqueles que garantem a segurança pública no estado.
COMENTÁRIOS