Alta de preços deve pesar no bolso dos casais neste Dia dos Namorados em Porto Velho

PORTO VELHO (RO) – Com o Dia dos Namorados batendo à porta, o clima de romance vem acompanhado de um alerta no bolso: os preços de produtos e serviços tradicionais da data subiram em 2025, e a comemoração pode sair bem mais cara para os apaixonados da capital rondoniense.
De acordo com comerciantes e consumidores ouvidos pelo Jornal Eu Ideal, os aumentos nos custos de produção, transporte e energia elétrica têm pressionado o preço final de itens populares como flores, chocolates, perfumes e jantares românticos. Restaurantes da cidade já operam com cardápios especiais, mas muitos casais se depararam com valores até 30% mais altos em relação ao ano passado.
Jantares mais caros e reservas disputadas
“Montamos um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa, mas tivemos que reajustar os preços devido ao aumento dos insumos, principalmente carnes e laticínios”, explica o gerente de um restaurante na Zona Norte. A reserva para a noite do dia 12 já está quase esgotada, e os preços por casal partem de R$ 180, podendo ultrapassar os R$ 400 em casas mais sofisticadas.
Casais também relatam dificuldade em encontrar locais acessíveis. “A gente sempre jantava fora, mas esse ano estamos cogitando fazer algo em casa. Fui ver o valor de um buquê e quase desisti”, comentou Amanda Oliveira, estudante universitária.
Presentes sobem de preço e lojistas ajustam estratégias
Perfumes, celulares, roupas e acessórios – presentes mais tradicionais da data – também registraram aumentos. De acordo com lojistas, o repasse de custos foi inevitável, mas para não espantar os clientes, muitos apostam em combos promocionais, parcelamentos facilitados e até kits personalizados com preços reduzidos.
“Temos produtos com valor agregado, mas também pensamos em quem quer economizar. A ideia é não deixar ninguém sem presente”, disse a proprietária de uma loja de cosméticos no centro da cidade.
Alternativas econômicas ganham espaço
Com os reajustes, muitos casais têm optado por comemorações mais simples e afetivas. Piqueniques, noites de filme em casa, troca de cartas e lembranças simbólicas são alternativas que têm ganhado popularidade nas redes sociais e entre os jovens.
Apesar das dificuldades, o comércio espera um aumento de movimentação entre os dias 10 e 12 de junho. “Mesmo com preços mais altos, o Dia dos Namorados ainda é uma das datas que mais aquecem as vendas no primeiro semestre”, comenta o presidente da CDL de Porto Velho.
COMENTÁRIOS