Seja bem-vindo
Porto Velho,05/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Capacitação realizada pelo Ministério da Saúde em Rondônia fortalece vigilância epidemiológica no estado

rondonia.ro.gov.br
Capacitação realizada pelo Ministério da Saúde em Rondônia fortalece vigilância epidemiológica no estado
Publicidade

O objetivo é capacitar profissionais que atuam na detecção precoce de surtos, epidemias e demais riscos sanitários, por meio do uso de tecnologias de inteligência 




Publicidade
Teve início na quarta-feira (2) e segue até esta quinta-feira (3), a capacitação voltada aos técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do município de Porto Velho, com foco na implementação da Plataforma EIOS (Epidemic Intelligence from Open Sources), também conhecida como o “Waze da Saúde”.



A atividade representa um avanço significativo para o fortalecimento da vigilância epidemiológica em Rondônia e integra os esforços da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede Cievs). O objetivo é capacitar profissionais que atuam na detecção precoce de surtos, epidemias e demais riscos sanitários, por meio do uso de tecnologias de inteligência aplicadas a fontes abertas de informação.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implantação do EIOS fortalece a capacidade de resposta do estado frente a emergências em saúde pública. “A informação ágil e qualificada salva vidas, e Rondônia está alinhada às melhores práticas globais de vigilância”, ressaltou.


O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, informou que a iniciativa é uma ação conjunta do governo do estado, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, e conta com a participação das formadoras técnicas do Ministério da Saúde, Caroline Nunes e Gabrielle Wanzeller, além da técnica do Departamento de Emergência do Escritório Regional da OPAS/OMS, Gabriela Boitrago,  responsáveis pela condução da oficina de qualificação sobre a estratégia EIOS.


PLATAFORMA


Desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e coordenada regionalmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a plataforma EIOS utiliza algoritmos e inteligência artificial para captar, organizar e analisar dados públicos oriundos de redes sociais, sites de notícias, blogs e comunicados oficiais. Assim como o aplicativo de navegação colaborativo de trânsito, o sistema permite identificar rotas de risco e emitir alertas em tempo real sobre potenciais ameaças à saúde pública.


Profissionais da Agevisa/RO e do CIEVS municipal de Porto Velho


Desde 2022, o Brasil integra a coordenação global da EIOS, e o Ministério da Saúde vem expandindo sua aplicação em todo o território nacional. A ferramenta fortalece a atuação dos Cievs e amplia a capacidade de resposta do país a emergências sanitárias, com decisões mais rápidas e baseadas em evidências.


TREINAMENTO


A capacitação está sendo organizada por profissionais da Agevisa/RO e do Cievs municipal de Porto Velho. O treinamento inclui oficinas práticas de análise de dados e simulações de resposta rápida a eventos identificados pela plataforma.


Segundo o coordenador estadual do Cievs, Eduardo Honda, “a implementação do EIOS em Rondônia representa uma virada tecnológica e estratégica para a vigilância. Com ela, podemos antecipar situações críticas antes mesmo que apareçam nas estatísticas formais.”


A chegada do “Waze da Saúde” ao estado consolida Rondônia como referência regional em vigilância digital e resposta inteligente a ameaças sanitárias, contribuindo para uma saúde pública mais preventiva, integrada e eficiente.


ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


O post Capacitação realizada pelo Ministério da Saúde em Rondônia fortalece vigilância epidemiológica no estado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.